Ambiente

Carrefour reforça seu compromisso em transformar a realidade dos animais abandonados

“Carrefour pelos animais” traz as ações constantes da rede pela causa dos animais, além de artigos de especialistas, dicas e curiosidades sobre o universo pet e histórias reais de adoção

Com o objetivo de contribuir para o debate e conscientização sobre importantes temas relativos à causa animal e contar como a companhia tem se mobilizado e atuado na transformação desta realidade, o Carrefour lança o blog Carrefour pelos Animais. Neste canal é possível acompanhar de perto todas as ações que a companhia vem realizando desde o começo deste ano e os resultados dos mutirões de castração, eventos de adoção, doações de ração, campanhas de sensibilização e educação, além de outras iniciativas que constam no compromisso público assinado pela marca no final do ano passado em decorrência do caso Manchinha.

Composto por quatro editorias: Ações Carrefour, Conscientização, Histórias e Mercado e Mundo, o canal trará também um calendário sempre atualizado com eventos de adoção, artigos assinados por especialistas, dicas para os tutores sobre bem-estar animal e guarda responsável, além de curiosidades e tendências do mundo pet.

“Nossas ações vão muito além do compromisso público que firmamos. Queremos, de fato, transformar essa triste realidade no Brasil. O blog é mais um passo nesta missão, pois é a nossa ferramenta não só de transparência sobre as ações que realizamos, mas também de conscientização da causa”, explica Stephane Engelhard, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Carrefour Brasil.

Aprendizado dentro de casa

Como todas as grandes e mais eficazes mudanças começam de dentro para fora, o Carrefour tem trabalhado fortemente junto aos colaboradores para que a transformação social em prol da causa animal seja um compromisso de todos na empresa. Para tanto, está focado na produção de conteúdo e treinamento que promovam conscientização sobre temas pertinentes à causa.

Iniciativas que já estão na rua

Desde o começo do ano, o Carrefour tem atuado para combater o cenário dos animais abandonados. Neste período já viabilizou 889 castrações e doou mais de 8 toneladas de ração para ONG’s ligadas à AMPARA Animal, parceira que também contribui com a organização de um evento de adoção por mês e endossa as iniciativas e conteúdo promovidos pelo Carrefour. Junto à Comissão Machinha, que atua diretamente em Osasco, também apoia eventos de adoção mensais, além de mutirões de castração.

Para apoiar a ativista Luisa Mell, que recentemente resgatou 1,7 mil animais, o Carrefour está arcando com os custos do aluguel de dois galpões, durante três meses, para abrigar os bichinhos resgatados. Além disso, neste sábado, dia 1 de junho, organiza um grande evento de adoção em parceria com o Instituto Luisa Mell para localizar os novos tutores que receberão os animaizinhos em seus lares.

Dentre as iniciativas educativas, a empresa tem produzido vídeos, cartilhas e artigos informativos sobre identificação e combate aos maus-tratos animais e esse conhecimento em seus canais de comunicação. Para incentivar que a preocupação com a causa comece cedo, a companhia também apoiará no segundo semestre o Projeto Cultural Educativo “O Mundo Animal de Bibi”, via Lei de Incentivo à Cultura, e composto por uma série de vídeos e livros voltados à conscientização do público infanto-juvenil sobre a importância do amor e respeito aos animais. Tais materiais serão distribuídos em escolas públicas em diferentes regiões do Brasil.

Para garantir visibilidade para o tema, também apoiou a exposição Sinta na Pele, organizada pela AMPARA Animal e que contou com 12 painéis do fotógrafo Jacques Dequeker revelando personalidades da televisão, da moda e da música em situações de exploração sofridas por diversas espécies domésticas e silvestres. O resultado dessa mostra, inaugurada em fevereiro no Jardim Pamplona Shopping, em São Paulo (SP) e que agora está em exibição na sede da empresa, são imagens chocantes, que nos levam a refletir sobre a importância de não permitirmos que milhões de animais sejam presos, torturados e maltratados todos os dias.