As sociedades contemporâneas testemunham o acirramento de crises ambientais. O desafio premente é caminhar em busca de um desenvolvimento mais sustentável, calcado na mudança de hábitos e de comportamentos. Para isso, os meios de comunicação de massa são fundamentais. A mídia é, para grande parte das pessoas, a principal fonte de disseminação de informação e de conhecimento. Fundamental para a construção de opinião. Mas será que a mídia tem acompanhado a urgência das questões ambientais? Ou abre espaço para falar do tema somente quando estão envolvidas circunstâncias trágicas? A população está de fato informada sobre problemas como a desertificação de solos, a multiplicação do volume de lixo, a destruição da biodiversidade e o consumismo desenfreado, por exemplo?
Estes e outros assuntos estarão em foco no debate O papel da mídia na questão ambiental, que acontece na quarta-feira, dia 14 de março, a partir das 19h, no Cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. O encontro vai reunir o grande jornalista Washington Novaes, uma das mais ativas vozes em defesa do meio ambiente, e o cineasta João Amorim, autor do documentário ‘2012 Tempo de Mudança’, que jornais americanos disseram ter sido fundamental para o movimento Ocupe Wall Street. A mediação será da jornalista Bárbara Lins.
O debate integra a programação da mostra de cinema Planeta Água, realizada pelo CCBB Brasília, antecipando os debates do Fórum Mundial da Água 2018, que Brasília vai sediar, entre 18 e 23 de março, reunindo representantes de mais de 100 países.
Planeta Água apresenta documentários e ficções que permeiam a relação do homem com a água, fazendo um recorte sob a ótica cultural e projetando um panorama internacional da questão da água em várias regiões do planeta. Ao todo são 32 filmes, sendo 27 documentários e cinco ficções, que abordam diferentes aspectos ligados ao tema da água.
“O papel da mídia na questão ambiental”
Dia: 14 de março
Local: Cinema do CCBB
Horário: 19 horas
Participantes: Washington Novaes e João Amorim
Mediação: Bárbara Lins
Entrada franca
(#Envolverde)