Júlio Ottoboni, jornalista e editor-chefe da Envolverde
Menos de dois dias após diversos tornados acompanhando uma severa tempestade terem devastado várias cidades do Rio Grande do Sul, deixando duas vítimas fatais e milhares de animais mortos, carretas tombadas e casas e carros destruídos, onde até então as temperaturas giravam na faixa de 28 graus a noite, receberam o alerta da Defesa Civil do estado para outro extremo climático.
O Rio Grande do Sul emitiu um alerta sobre a possibilidade de geada e temperaturas negativas “em várias regiões” do Estado entre quarta-feira (13) e sábado (16). Na manhã desta quarta-feira, os ventos chegaram a 51 km/h em Porto Alegre e atingiram 70 km/h em Cagunçu, no sul do Estado. Segundo a Somar Meteorologia, a frente fria se afastou do Rio Grande do Sul e deu lugar a uma massa de ar frio, que deixou as temperaturas baixas.
A sensação térmica de frio foi drasticamente intensificada pelos ventos que sopram sobre a região dos pampas. E chegou a ser negativa em diversas áreas do Estado, como na Campanha, nas Missões e na Serra Gaúcha. Ainda há a possibilidade de nevar em algumas localidades. Segundo moradores do interior do estado, na região dos pampas, onde há intensa atividade agropecuária, as pessoas estão amedrontadas com as variações repentinas no clima e com a ferocidade dos eventos. (Envolverde)