Júlio Ottoboni é jornalista e editor-chefe da Envolverde
Neste dia 05 de junho quando comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Revista Envolverde em seu 20º aniversário adotará em todas as matérias referentes a data o símbolo da globo terrestre circundado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Essa é uma maneira de mostra que somente a integração e uma visão única de planeta poderá salvar nossa e tantas outras espécies do cataclismo que se anuncia. Somos apenas mais uma de bilhões de espécies que habitaram, habitam ou ainda existirão sobre esse planeta. O risco de extinção não é da Terra, mas da vida como a conhecemos e na qual nos incluímos.
É necessário compreender que nós, humanos, temos sido a mais desarmônica e nociva espécie em toda trajetória planetária de 4,7 bilhões de anos de existência do que chamamos de Terra. O planeta está reagindo aos maus-tratos, como ser vivo que é. Se há uma tolerância planetária, essa se esgotou. A mudança que se anuncia e já se presencia será a sexta grande extinção em massa. Mas o planeta mutará e continuará a abrigar novos tipos de vida. No entanto, estamos nos tornando hospedes indesejáveis e cada vez mais nocivos a todo tipo de vida conhecida existente.
Essa data foi estabelecida pela ONU durante a Conferência de Estocolmo, em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, como inesgotáveis.(#Envolverde)