As questões ambientais do semiárido brasileiro nunca deixaram a pauta dos estudos científicos. Mais um passo no reforço pela busca de soluções sustentáveis na região foi dada com o termo de cooperação para aprimorar estudos em áreas como meteorologia e engenharia de energias renováveis é o principal objetivo de um protocolo de intenções firmado entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
A parceria com a UFERSA, localizada em Mossoró (RN), irá reforçar o potencial de produção científica, tecnológica, formação de recursos humanos e serviços à sociedade realizados pelo Centro Regional do Nordeste do INPE, instalado em Natal (RN).
O acordo foi assinado na sede do INPE pelo diretor Ricardo Galvão e pelo reitor da UFERSA, José de Arimatea de Matos, o documento aborda a difusão de conhecimentos e de dados ambientais especialmente sobre a região semiárida.
“A formalização desse protocolo de intenções permitirá o compartilhamento de dados, alavancando as pesquisas e propiciando um ambiente favorável à elaboração de propostas em comum. Estes resultados se traduzem em maior geração e difusão de conhecimento científico para a sociedade”, informa a coordenadora dos Centros Regionais do INPE, Fátima Mattiello. (#Envolverde)