Ambiente

Natura Musical e Oi apresentam: Labsonora

Qual música queremos produzir para o futuro da Amazônia? O Labsonora é um programa de residência colaborativo e imersivo para a composição musical e produção sonora a partir da escuta sensível dos ambientes e da pesquisa no campo da cultura oral, música ancestral, bioacústica e percepção sensorial e afetiva da Amazônia. A primeira edição da residência promovida pela LabVerde, em parceria com o Festival Se Rasgum aconteceu do 22 de setembro ao 2 de outubro de 2022, em reservas ambientais e em comunidades do Rio Negro, no Amazonas. Doze artistes de várias partes da Amazônia Legal foram estimulados a criar novas obras sonoras, com a mediação de curadores, biólogos, ecólogos, antropólogos, xamãs e especialistas da Região.

A coletânea é o resultado dessa imersão e apresenta um leque plural e singular da composição sonora da Amazônia Contemporânea: o poema musicado da cantora, compositora e instrumentista Layse (PA); a força feminina da rima da indígena Cida Aripória (AM), pioneira a cantar rap no Amazonas; as guitarras e o baixo distorcidos do impacto que a floresta causou no som de Reiner (PA); a alegria e o mergulho na sonoridade de Netinho Eware, de Tabatinga (AM), cantor e compositor que canta na linguagem de sua etnia Tikuna; o experimentalismo nas canções de Marlon Wirawasu, multi-artista de São Gabriel da Cachoeira (AM), apaixonado pela estranheza dos sons; o mergulho no som de Elton Panamby, artista que atua em múltiplas linguagens dedicando-se à pesquisa e criação poética e experiências rituais (MA). Em meio a uma residência, inevitável as conexões que renderam parcerias como a de Tani, cantora, compositora e ativista criada no Amapá (AP) com Reiner, que também criou uma faixa em conjunto com a rapper Bruna BG, musicista e compositora paraense (PA). A capa da coletânea, que está disponível nos canais do YouTube da Labverde e Se Rasgum, tem assinatura de Alziney Curumiz, artista visual de Parintins (AM).

Com a proposta de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico sobre natureza, arte e cultura, a residência Labsonora teve como foco a criação artística com debates construtivos com um time de especialistas, procurando apontar o papel da arte na conscientização socioambiental. A residência também incluiu uma série de discussões, workshops, palestras e apresentações artísticas sobre a diversidade sociobiológica da Amazônia que podem ser conferidas no vídeo disponibilizado nas redes da Labverde e Se Rasgum.

O Labsonora tem patrocínio master da Natura Musical e da Oi, apoio cultural do Oi Futuro e LabSônica através da lei Semear de incentivo à cultura via Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará, apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Embaixada da França no Brasil.

“A música propõe debates pertinentes, que impactam positivamente na construção de um mundo melhor. Acreditamos que os projetos selecionados pelo edital Natura Musical podem contribuir para a construção de um futuro mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

“Iniciativas como o Labsonora combinam arte e consciência ambiental de forma inovadora, conectadas com os desafios do nosso tempo. Assim como nos demais projetos selecionados no Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, o Oi Futuro busca contribuir para a inovação da produção cultural brasileira, instigando novas linguagens, tecnologias e formatos, e também aposta na democratização da cultura como instrumento de transformação social e de construção de futuros mais diversos e inclusivos”, diz Victor D’Almeida, gerente executivo de Cultura do Oi Futuro.

O Labsonora é fruto de uma parceria entre o Labverde e a Se Rasgum Produções (PA) e compõe um amplo conjunto de ações envolvendo uma residência na Floresta, processos de troca on-line e a realização de apresentações em Belém, Rio de Janeiro e Manaus.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 560 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2021, o edital do Natura Musical selecionou 33 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 280 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de shows, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, que apoia, desenvolve e cocria programas e projetos transformadores nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 21 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, com mais inclusão e diversidade, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.

Desde 2005, o Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação diversa e inovadora que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com média de 100 mil visitantes por ano, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso, um bistrô e também o Musehum — Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. O Oi Futuro gerencia também o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que já apoiou mais de 2.500 projetos culturais em todo o país ao longo de 17 edições realizadas por editais públicos. Ainda na área cultural, o instituto idealizou e mantém o Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura e formação para artistas, profissionais e empreendedores da Economia Criativa.

Assista o vídeo:

https://drive.google.com/file/d/1Toc_1hs9blrS6Wh2vbMMJA22GPadlksR/view?usp=drivesdk

 

Coletânea Labsonora:

1 — No amanhecer do mundo – Layse

2 — Palavras – Reiner

3 – Onde o choro vira vida — Tani e Reiner

4 — Mycena — Marlon Wirawasu

5 — Tchorü princesa — Netinho Eware

6 — Utüe – Netinho Eware

7 — Manaus e as minas – Cida Aripória

8 — Gritos e mitos — Bruna BG e Reiner

9 — Fundura – Panamby