A World Animal Protection resgata animais afetados pela erupção de vulcão na Guatemala. Milhares de animais, incluindo cachorros, gado, porcos, cavalos e galinhas, lutam para sobreviver ao desastre. A organização está trabalhando em conjunto com autoridades locais, voluntários e veterinários para prestar a assistência necessária, como alimentos, medicamentos, abrigos temporários para animais de estimação e aves de criação. Assim que as áreas afetadas forem seguradas para tráfego, a ONG estenderá ajuda a gados, cavalos e porcos.
“Ainda há pouca informação sobre a quantidade de animais de fazenda e estimação afetados, relatórios iniciais apontam que pessoas e unidades de resgates estão levando os animais a abrigos locais. Estamos todos mobilizados para salvar o maior número de animais na região”, declara Geraldo Huerdas, diretor global de gerenciamento de desastres da World Animal Protection.
A explosão produziu um rio de lava incandescente e densas nuvens de fumaça a quase dez quilômetros de distância, deixando aldeias nas encostas enterradas sob a cinza vulcânica e lama. Cerca de 200 pessoas estão desaparecidas e cerca de 99 estão mortas. Estes números devastadores não incluem os inúmeros animais.
“Neste momento, nosso trabalho é ajudar esses animais em extrema necessidade, como aqueles feridos, sem comida, água e com alto risco de contrair doenças. Nosso objetivo é ajudar aqueles que estão abrigados primeiro e, depois de seguros, correr para aqueles que foram deixados para trás”, completa Huertas.
A resposta imediata a desastres prioriza as necessidades humanas. Contudo, a recuperação a longo prazo está intimamente ligada ao bem-estar dos animais. As comunidades nesta área, por exemplo, dependem fortemente da agricultura para sobreviver e neste estágio crítico. Ajudando os animais, a organização está auxiliando as pessoas e comunidades a se reconstituirem de maneira mais rápida.
(#Envolverde)