Estão abertas as inscrições, até o dia 8 de maio, para o Visionaris – Prêmio UBS ao Empreendedor Social, promovido pela empresa UBS em parceria com a Ashoka, organização internacional fundada em 1980 com o propósito de colaborar para a profissionalização dos empreendedores sociais ao redor do mundo. Em 2015, o tema do prêmio será “Reinventando inovação” e visa identificar empreendedores sociais que estejam à procura de soluções inovadoras em suas organizações e que elaboram mecanismos para torná-las possíveis. Só poderão participar do Visionaris os candidatos que trabalham em tempo integral em suas iniciativas ou causas pelo menos desde 01 de janeiro de 2013. Os candidatos serão avaliados com base em parâmetros como: a organização social que o indicado encabeça deve ter um impacto social comprovado, ter adotado medidas que permitam adaptar o modelo de intervenção aos novos desafios sociais e dispor de uma situação institucional e financeira sólida. O vencedor receberá um diploma e a quantia de US$ 25.000 dólares para investir em sua organização e, cada um dos outros três finalistas, receberá um diploma e o equivalente a US$ 5.000 dólares, para uso relacionado ao seu projeto. Além do prêmio financeiro, os candidatos finalistas terão a oportunidade de participar de um seminário em junho sobre relação com investidores sociais, avaliação de impacto e apresentação de projetos. Os interessados em concorrer podem acessar o site do prêmio (http://www.ubs.com/br/pt/filantropia/philantrophy/visionaris.html?campID=INTERNAL-HPPROMOTEASER-br_philantropy-pt), ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição e enviar por e-mail para: [email protected], com cópia para a ponteAponte, empresa que administrará o recebimento das inscrições, no e-mail [email protected]. Mais informações pelo e-mail: [email protected]. (Envolverde)
ODS 13
Eventos extremos em 2024 reforçam a urgência por mais ambição em 2025
O ano de 2024 ficou marcado por uma série de eventos climáticos extremos no Brasil e no exterior. No contexto do ano mais quente já registrado no planeta e que deve, pela primeira vez, superar o limite histórico de 1,5ºC de aquecimento, o País enfrentou impactos severos: enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, secas históricas nos rios do Pantanal e da Amazônia, além de incêndios recordes que atingiram diversos biomas, causando prejuízos sociais que afetaram diretamente a vida de milhões de brasileiros.
ODS 17
Envolverde: 30 anos de pioneirismo e inovação
Antes de mostrar o planejamento para o ano 30 da Envolverde, vamos mostrar o que a pequena equipe da Envolverde realizou em 2024, um período de grandes desafios e importantes conquistas.
ODS 13
Barreiras para a compreensão das as mudanças climáticas
Discutir mudanças climáticas é uma tarefa complexa, não apenas pelos aspectos técnicos ou científicos envolvidos, mas também pela série de obstáculos que dificultam uma abordagem clara e abrangente do tema. Em uma sociedade cada vez mais polarizada e suscetível à desinformação, esse desafio se intensifica. Apesar da vasta quantidade de dados científicos e evidências visíveis do aquecimento global, o debate ainda enfrenta barreiras substanciais na sociedade e na política.
ODS 13
Novo alerta de desastre à medida que as camadas de gelo derretem
Erosão do permafrost na costa ártica do Alasca. O aquecimento global, que leva ao derretimento das camadas de gelo nos polos, ameaça a vida e os recursos marinhos, bem como a disponibilidade futura de água em áreas terrestres onde os glaciares estão derretendo.
ODS 13
Iniciativa Verde: Linha de frente no combate à emergência climática
Por Roberto Resende, Presidente* A sociedade global assiste aos efeitos de uma crise climática sem precedentes. Este ano que se encerra foi o mais quente já registrado e o que mais apresentou fenômenos climáticos extremos, tanto aqui no Brasil como em praticamente todas as partes do planeta. Desde 2005, no início de nossas atividades, a […]
ODS 15
Regulamentação atual de queimadas e o PL n.º 2.933/2023
Por João Pedro Zorzi O Projeto de Lei (PL) n.º 2.933/2023, apresentado por deputados da Frente Parlamentar Ambientalista, propõe a tipificação do crime de ecocídio, inserindo-o na Lei n.º 9.605/1998. Ecocídio foi a denominação dada por ambientalistas para descrever a destruição proposital do meio ambiente, comumente causada por ações humanas. Como se sabe, o direito […]