Setembro foi o mais com mais queimadas no Brasil, nos últimos 20 anos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Temperaturas altas, clima seco e falta de chuva são fatores que contribuem para o surgimento de focos de incêndio. Mas a intervenção do homem é sem dúvida alguma a principal causa dessas ocorrências, provocando danos irreparáveis ao meio ambiente. “As queimadas destroem a fauna e a flora nativas, causando empobrecimento do solo e reduzindo a capacidade de penetração da água no subsolo, entre outros danos ao meio ambiente”, diz o Biólogo Giuseppe Puorto, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS). De acordo com dados divulgados pelo Inpe, durante o mês de setembro ocorreram aproximadamente 100 mil queimadas. Para se ter uma ideia, esse número representa quase a metade das ocorrências registradas pelo órgão durante todo o ano de 2016, que foi de 188 mil queimadas. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Política Pública Ambiente
Ambiente
Setembro bateu recordes em queimadas no Brasil
ODS 16
Cresce a preocupação dos jovens com meio ambiente no Brasil
Jovens de diversas classes sociais, religiões e raças se ressentem cada vez mais dos problemas ambientais, que afetam sobretudo mulheres e jovens do Centro-Oeste e do Sul.
ODS 13
Nos EUA, o peixe paga o pato de Donald
Fogo em L.A. prenuncia clima com eventos extremos e desinformação O pior incêndio da história de L.A. inaugurou cedo a temporada de eventos climáticos extremos nos EUA. Até o momento, mais de 1.900 edificações foram destruídas, em uma área correspondente a uma cidade brasileira mediana, como Pelotas (RS) ou São Carlos (SP).
ODS 13
Iniciativa Verde: Linha de frente no combate à emergência climática
Por Roberto Resende – Presidente da Iniciativa Verde* A sociedade global assiste aos efeitos de uma crise climática sem precedentes. Este ano que se encerra foi o mais quente já registrado e o que mais apresentou fenômenos climáticos extremos, tanto aqui no Brasil como em praticamente todas as partes do planeta. Desde 2005, no início […]
ODS 11
Belém precisa mais que dobrar número de leitos de hotel para COP30
Construído com traços dos estilos art nouveau e neoclássico, o Mercado de São Brás foi reinaugurado em Belém, no Pará. A construção histórica abriga mais de 300 feiras e lojas que vendem alimentos, ervas, artesanato e vestuário. A restauração do local é a primeira de uma série de intervenções que estão sendo concluídas na cidade nos próximos meses.
ODS 13
Eventos extremos em 2024 reforçam a urgência por mais ambição em 2025
O ano de 2024 ficou marcado por uma série de eventos climáticos extremos no Brasil e no exterior. No contexto do ano mais quente já registrado no planeta e que deve, pela primeira vez, superar o limite histórico de 1,5ºC de aquecimento, o País enfrentou impactos severos: enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, secas históricas nos rios do Pantanal e da Amazônia, além de incêndios recordes que atingiram diversos biomas, causando prejuízos sociais que afetaram diretamente a vida de milhões de brasileiros.
ODS 17
COP29 traz avanços no mercado de carbono, nas formas de investimentos e em novas oportunidades de combate às mudanças climáticas
É hora de revisitar a estratégia, explorar novos modelos de negócio e tecnologias sustentáveis emergentes, desenvolver uma relação de cadeia de valor transformadora e efetivar novos investimentos. No Brasil, temos muitas oportunidades nas mais diferentes cadeias de valor – da Energia ao Agro, da Mineração à Indústria –, inclusive com um papel estratégico de agregação de valor em direção à neoindustrialização e adensamento tecnológico do país.