O Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) realiza mais uma edição da competição “Green Talents – Fórum internacional de projetos com alto potencial para a inovação e sustentabilidade”. Desde 2009, a iniciativa tem o objetivo de promover o intercâmbio internacional de ideias ecologicamente inovadoras. Com centros de pesquisa e inovação de ponta, a Alemanha dá apoio especial a esses esforços ao intensificar a cooperação internacional entre as mentes brilhantes mais promissoras. O prêmio, que tem como patrona a Ministra Profª Johanna Wanka, contempla 25 jovens pesquisadores a cada ano. Os vencedores vêm de vários países e disciplinas científicas e são reconhecidos pela capacidade inovadora de suas iniciativas, que objetivam tornar a sociedade mais sustentável. Selecionados por um júri de especialistas alemães de alto prestígio, os vencedores também ganham acesso exclusivo à elite da área da pesquisa na Alemanha. Neste ano, em consideração ao “Ano da Ciência. Cidade do Futuro”, o Green Talents espera receber, em particular, trabalhos relacionados a esse tópico. No entanto, a competição permanece aberta a todas as áreas, oferecendo chances iguais de êxito aos participantes. O prazo para envio de candidaturas é 02 de junho de 2015, às 12h00 CET (Horário da Europa Central). Para obter mais informações consulte o panfleto sobre a competição www.greentalents.de. (Envolverde)
Ver mais
ODS 15
Nova lei ambiental terceiriza proteção do bosque ao lenhador
Edson Capoano - Podemos realmente confiar naqueles que exploram os recursos naturais para serem também seus protetores? No Brasil, essa metáfora ganha contornos de realidade com a recente aprovação da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que propõe uma flexibilização sem precedentes na fiscalização de projetos..
Ver mais
ODS 6
Programa Cisternas aposta em soluções comunitárias no Tapajós
Governo expande o programa que transforma cisternas em redes hidráulicas, energia solar e banheiros — tudo construído junto com as comunidades.
Ver mais
ODS 16
O Calvário de Marina Silva
𝗦𝗮𝗺𝗶𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼 - Um amigo me enviou uma foto de Marina Silva a ministra do meio ambiente do Brasil. Mencionando a aprovação do PL da Devastação, que praticamente derruba a legislação ambiental do licenciamento de empreendimentos de impacto, acrescentou: "Ela está vivendo um 'calvário', afirmou.
Ver mais
ODS 16
Retrocesso desesperador que ameaça futuro do país
por Gilberto Natalini e Marcus Eduardo de Oliveira - Estamos diante do maior problema multidimensional que afeta o sistema vida. Estamos diante da maior emergência desses tempos atuais – o colapso climático. Estamos num País que, historicamente, sofre com desastres ambientais, pondo em risco direto à vida de milhões de brasileiros, e mesmo assim, na madrugada da última quinta-feira, 17, em votação final, a Câmara dos Deputados, por 267 votos a 116, aprovou o PL, Projeto de Lei n°2159/21, que simplesmente desmonta (flexibiliza) as regras (Lei Geral) de licenciamento ambiental no Brasil. Isso significa renunciar a estudos ambientais e de análises alternativas.
Ver mais
ODS 4
Educação ambiental: uma política transformadora
Mais do que transmitir informações técnicas sobre ecossistemas, biodiversidade ou mudanças climáticas, a educação ambiental propõe uma verdadeira mudança de mentalidade: uma forma de ver o mundo como um organismo vivo, interdependente e frágil.
Ver mais
ODS 6
A lei que seca o Brasil... e ameaça as águas da América Latina
𝗩𝗶𝘁𝗼𝗿 𝗛𝘂𝗴𝗼 𝗠𝗼𝗿𝗮𝗲𝘀 - Ao enfraquecer o licenciamento ambiental, o Brasil entrega suas águas ao descontrole e ameaça a segurança hídrica de toda a América Latina. O PL da Devastação não seca só rios, seca direitos, territórios e o futuro do continente.