Ambiente

Dia Mundial do Habitat 2015 destaca espaços públicos

Parque natural no Gabão. UN Photo/Gill Fickling
Parque natural no Gabão. UN Photo/Gill Fickling

Em mensagem sobre a data, secretário-geral da ONU disse que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11 é “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

O tema do Dia Mundial do Habitat 2015, celebrado nesta segunda-feira, é “Espaços Públicos para Todos”.

Em comunicado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que estes locais são frequentemente “negligenciados e subvalorizados”. No entanto, Ban afirmou que essas áreas estão sendo cada vez mais reconhecidas como “os corações das cidades”, onde vivem hoje metade da humanidade.

Agenda 2030

Neste ano, a celebração ocorre após a adoção da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, uma “nova plataforma que vai guiar as ações para acabar com a pobreza e garantir prosperidade para todos em um planeta saudável”.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11 prevê “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

Segundo Ban, espaços públicos são cruciais para cidadãos pobres e vulneráveis. Para ele, melhorar o acesso aos locais e torná-los seguros para mulheres e meninas, aumenta a igualdade e promove a inclusão.

O chefe da ONU afirmou ainda que espaços públicos de alta qualidade encorajam as pessoas a se comunicarem e a colaborarem umas com as outras, assim como a participar da vida pública.

Atividade Econômica

Os locais também podem fornecer serviços básicos e produzir atividade econômica, entre outras ações.

Ban alertou que espaços públicos não acontecem por acaso. Eles precisam de cuidadosa colaboração entre autoridades locais, residentes e outros setores.

Para o secretário-geral, a Conferência Habitat III, que será em Quito, em outubro de 2016, oferece uma oportunidade para orientar soluções para os desafios da rápida urbanização. (Rádio ONU/ #Envolverde)

* Laura Gelbert, da Rádio ONU.