ODS 11

Diálogos Setoriais: tendências para transição verde no setor de  transporte no Brasil

Qual a direção do desenvolvimento de tecnologias e políticas públicas do setor de transportes no Brasil? Esse é o tema da terceira edição dos Diálogos Setoriais promovidos pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o INSPER.

Diálogos Setoriais: tendências para transição verde no setor de  transporte no Brasil

Tendo como pano de fundo Plano de Transformação Ecológica apresentado pelo Governo Federal, o IDS e o INSPER vão reunir, ao longo de 2024, profissionais e  especialistas para dialogar sobre as principais propostas e inovações em análise pelos diferentes setores (Energia, Transporte, Agricultura e Pecuária, Reflorestamento, Serviços, Construção Civil, Saneamento básico e Resíduos Sólidos, Indústrias de Transformação) para estimular o avanço para uma Transição Econômica Verde Sustentável.

O Diálogo Setorial que acontece neste 6 de agosto vai abordar os desafios e as oportunidades do setor de Transportes. As dimensões continentais do Brasil impõem imensos desafios de logística, seja para o transporte de cargas e passageiros, como para a mobilidade urbana. Para cada uma dessas modalidades há políticas públicas específicas e tecnologias tendenciais. Diante dos dilemas da mobilidade de pessoas e cargas, o setor de transportes é muito intensivo em emissões de CO².  É o segundo setor mais poluente depois de alterações de uso do solo, desmatamento e queimadas.

Em 2022, o Brasil emitiu 2,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa. O setor de transporte contribuiu com 216,9 milhões de toneladas (9,35% do total). Destes, o transporte rodoviário foi responsável por 200,5 milhões de toneladas, equivalente a 92,43% das emissões do setor e 8,64% das emissões totais do país.

A transição para adequação à Economia Verde não é apenas tecnológica, como a adoção de motorizações híbridas (combustão/elétrica) ou exclusivamente elétrica. Há distorções nos modais históricos adotados pelo País, como a preferência por caminhões em detrimento das ferrovias para o transporte de longo percurso e a priorização do transporte urbano individual, com automóveis, em detrimento dos modais coletivos. Isso, sem falar no potencial do transporte de cabotagem ao longo dos quase 7,5 mil quilômetros de costa, com 13 capitais alcançadas por mar e outras tantas próximas a portos importantes. 

Nas metrópoles o impacto das emissões do setor de transporte expõe populações urbanas a altos níveis de poluentes do ar, com incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares, especialmente em crianças e idosos. Os automóveis, responsáveis por 31% das emissões (68 milhões de toneladas de CO2), e os ônibus, que representam 9% (19 milhões de toneladas de CO2), são os maiores emissores nas cidades. O futuro do setor de transportes depende de um equilíbrio cuidadoso entre inovação, regulação e inclusão, para oferecer um sistema que atenda às necessidades de todos os brasileiros de maneira sustentável e justa.

O objetivo dos Diálogos Setoriais é instigar a reflexão, não apenas entre os debatedores, mas também envolver um público qualificado  sobre o horizonte de transição de forma a ampliar a compreensão sobre as oportunidades que a economia verde oferece, mas que ainda precisam ser melhor compreendidas em suas potencialidades.

SERVIÇO – Diálogo Setorial Transporte
Mediação: Ricardo Young

Adalberto Felício Maluf Filho – Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA

Evandro Gussi
Presidente e CEO da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA)

Profª. Drª. Flávia Luciane Consoni de Mello – Professora Livre-docente do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp

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