“Precisamos trocar o paradigma da escassez para o paradigma da abundância”. Com essa afirmação, o empresário e ex-piloto de Fórmula 1, Pedro Paulo Diniz, inicia um debate cada vez mais atual – a produção orgânica e sustentável como alternativa aos métodos tradicionais de produção de alimentos. Adepto de sistemas agroflorestais, ele transformou gradualmente a propriedade da família, a Fazenda da Toca, em um local de produção 100% orgânica e sustentável, que é referência nacional.
A experiência com a fazenda e outros negócios baseados na natureza serão tema da palestra “O compromisso da sociedade brasileira pela biodiversidade e cidadania” que Diniz fará em Florianópolis (SC), durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. O tema deste ano, “Futuros Possíveis: Economia e Natureza”, retrata bem a realidade proposta pela Fazenda da Toca. “Precisamos falar sobre a inteligência que está por trás da natureza e mudar o paradigma de que para produzir é preciso lutar contra a natureza, para um paradigma de se associar com a natureza”, explica ele, que defende: “fazer uma parceria com a natureza é muito mais útil para todos”.
Com seu trabalho, Pedro Paulo Diniz comprova que a produção de orgânicos como modelo econômico é uma alternativa possível e muito provavelmente seja a solução que torne viável o futuro diante das mudanças que o planeta vem sofrendo nos últimos anos. “Precisamos de sistemas que gerem vida em vez de destruir o meio ambiente”, afirma Diniz. (#Envolverde)