ODS 12

Vestuário infantil aponta tendência no mercado da moda sustentável

Vestuário infantil aponta tendência no mercado da moda sustentável

De acordo com estimativas do Boston Consulting Group (BCG), o conceito de moda circular no Brasil deve crescer entre 15% e 20% ao ano até 2030. Isso porque o modelo demonstra uma economia sustentável e alternativa ao fast-fashion em meio a taxações no setor. Além disso, a circulação de roupas de segunda mão também emerge como uma solução amigável ao meio ambiente e ao bolso do consumidor.

A moda infantil, por exemplo, representa 16% do mercado têxtil e é uma das principais agentes que levam a essa mudança de comportamento. Com o crescimento cada vez mais ágil das crianças, os altos preços de enxovais popularizam a prática de troca e revenda entre as famílias. Mãe do Vicente, Mariana Spadacio reconheceu nessa prática uma maneira de empreender, através da Repitikos.

Fundada em 2021, a marca oferece roupas, brinquedos e acessórios adequados desde recém-nascidos até o tamanho 16. Cada artigo conta uma história de amor, desapego e cuidado com o planeta. Hoje, possui unidades em São Paulo e no Paraná. “A Repitikos foi criada para mães que desejam dar um novo destino a peças e acessórios que não servem mais em seus filhos, evitando o simples descarte”, afirma a empresária.

“A moda circular é a pequena escolha que posso fazer para contribuir com grandes mudanças no ambiente em que vivo e no mundo. É contribuir com a sustentabilidade e em conjunto  fomentar a renda extra para a comunidade local. Reciclar, Reutilizar e Ressignificar cada artigo infantil na Repitikos é dar uma nova história às peças gentilmente usadas, democratizar o acesso às marcas premium por um preço acessível e ser um canal para promover o consumo consciente”, completa.

A decomposição de fibras sintéticas pode levar séculos, contaminando solo, água e emitindo gases de efeito estufa. O uso de produtos químicos perigosos e a poluição por microplásticos também são consequências baseadas no volume da indústria da moda atual. A moda circular cresce com a possibilidade de diminuir o impacto dessa produção danosa ao meio ambiente, dando prioridade a produtos de segunda mão e contribuindo para diminuição da pegada de carbono. 

Envolverde