Política Pública

O que fazer com o óleo de cozinha usado?

oleoSabesp recebe mais de 250 mil litros de óleo usado para reciclagem. Litros de óleo usado acumulados foram resultado da colaboração da população que descartou corretamente nos pontos de coleta da Companhia. 

Por Redação da Envolverde – 

O Programa de Reciclagem do Óleo de Fritura (Prol) da Sabesp recolheu cerca de 100 mil litros de óleo usado em 2015 na região metropolitana de São Paulo. Isto é o mesmo que receber mais de três piscinas residenciais cheias de óleo. Já na região do Vale do Paraíba foi coletado mais de 153 mil litros de óleo. É mais do que um reservatório que acumula água para um bairro com 300 pessoas. Os litros de óleo usado acumulados foram resultado da colaboração da população, que descartou corretamente nos pontos de coleta da Sabesp que ficam espalhados por toda a região metropolitana, interior e litoral de São Paulo. A Sabesp possui mais de 400 pontos de coletas no estado.

De acordo com a gestora de meio ambiente da unidade centro da Sabesp, Sônia Oliveira, o óleo não deve ser jogado no ralo da pia da cozinha, banheiro ou outros locais. “Eles vão para a rede de esgoto e diminui o diâmetro do encanamento doméstico e também do interceptor que fica na rua. Pode causar o entupimento”, explica. Ela também informa que o óleo frio solidifica na rede de esgoto e forma uma “crosta” que, às vezes, é difícil de tirar e demanda uma desobstrução de esgoto complexa. “Todo este transtorno pode ser evitado com o descarte correto do óleo de cozinha”, fala. A profissional também esclarece que jogar o produto no lixo também não é recomendável. “Quando chega ao aterro sanitário, o óleo pode ultrapassar o solo e pode chegar até o lençol freático”. Para o descarte correto é necessário colocar o óleo usado dentro de uma garrafa PET e procurar o ecoponto da Sabesp mais próximo. Seguem os locais disponíveis ao final do texto.

Na unidade em que Sônia trabalha, a zona central de São Paulo, após a implantação do Prol houve uma redução de 12% nas intervenções do coletor de esgoto, e após dois anos uma redução de 26%. Só nesta região, cerca de 82.500 litros foram recolhidos. A Sabesp começou o programa em 2007, no bairro Cerqueira César. A prática tornou-se corporativa em 2008 e programa de governo em 2012. A área de atuação da zona central de São Paulo conta com mais de 139 pontos de coletas.

Já na zona sul de São Paulo, o Prol é realizado em parceria com a CARGILL. O óleo de fritura coletado é descartado em barris de 50 litros que ficam localizados nos municípios de Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Embu das Artes e Grande São Paulo.

Na zona norte de São Paulo, por exemplo, a Sabesp implantou o Prol em 2011. A companhia tem parceria com a Ong Trevo. Na instituição, ela realiza a limpeza do óleo, onde é retirada a água, restos de alimentos e outras impurezas. Depois de limpo, ele é encaminhado para a produção de biodiesel. Além do biodiesel, ele também é transformado em vedação para janelas, produtos de limpeza, sabão e outros artigos.

Baixada Santista

Até fevereiro deste ano, a Baixada Santista recebeu aproximadamente 595 litros de óleo, sendo que as cidades de Peruíbe e Praia Grande foram as que mais receberam o produto neste ano, com 110 e 90 litros, respectivamente. Em 2015, a Baixada Santista conseguiu cerca de 2755 litros. O descarte correto colabora com a balneabilidade das praias, reduz o impacto de poluição no solo, preserva a vida de animais e vegetais aquáticos, reduz o custo de tratamento de água e principalmente, contribui para a preservação do meio ambiente.

Interior

O Prol na região do Vale do Paraíba conseguiu arrecadar em 2015 mais de 153 mil litros de óleo, ou seja, é mais do que um reservatório que acumula água para um bairro com 300 pessoas.

Já as cidades da região do Baixo e Grande Tietê também participam do Prol e cada uma tem a sua característica em reciclar o óleo. Monte Alto e Turiúba, por exemplo destina todo o seu óleo coletado para a produção de sabão. Além disto, uma vez por ano, no mês de maio, a Cáritas Diocesana, uma instituição religiosa coleta o óleo na Sabesp e o vende para ser transformado em biodiesel. A venda deste óleo é revertido para uma entidade social. Já no município de Rubineia, a Sabesp participa com a prefeitura de campanhas de recolhimento de óleo e todo o produto também é destinado para a produção de biodiesel. Enquanto Piratininga reverte todo o óleo para a fabricação de pasta de limpeza.

Confira alguns ecopontos localizados em São Paulo, Baixada Santista e interior

Região Metropolitana de São Paulo
Região Central de São Paulo:

– Carrefour Anália Franco
Avenida Regente Feijó, 1759

– Bar Alemão
Avenida Juriti, 651
– Universidade Anhembi Morumbi
Rua Doutor Almeida Lima, 1134
– Padaria Campos Elíseos
Alameda Barão de Limeira, 872
– Supermercado Zaffari
Avenida Ermano Marchetti, 240

Zona Leste

– Parque Ecológico Tietê
Rodovia Airton Sena
– CEU Azul da Cor do Mar
Avenida Ernesto Souza Cruz, 2721
– CEU Tiquatira
Avenida Condessa Elizabeth, s/n

Zona Norte

– Mirante
Rua Conselheiro Saraiva, 519
– Freguesia do Ó
Avenida Miguel Conejo, 1115
– Pirituba
Avenida do Anastácio , 2445
– Jaçanã
Avenida Paulo Lincoln do v Pontin, 333
Baixada Santista

Bertioga
Rua Manoel Gajo, 1155

Cubatão
Rua Bernardo Pinto, 395

Guarujá
Avenida Leomil, 1055

Avenida Thiago Ferreira, 435
Vicente de carvalho

Itanhaém
Rua Urcezino Ferreira, 280

Mongaguá
Praça Jacoub Koudjian, 167, 3º piso, Praia Shopping.

Peruíbe
Rua Santos Dumont, 16
Rua João Sampaio, 126

Santos
Rua São Francisco, 128
São Vicente
Av. Antônio Emerich, 528

Interior

Alto Alegre
Rua Floriano Peixoto, 80 – Centro

Assis
Rua Marechal Deodoro, 645, bairro Boa Vista

Bragança Paulista
Avenida Plinio Salgado, 109

Caçapava
Rua Duque de Caxias, s/n, Jardim América

Campos do Jordão
Rua Vereador Agripino Lopes de Moraes, 500
Rua Pereira Barreto, 233 – Abernéssia

Itapevi
– Padaria Mulatinha
Avenida Presidente Vargas, 05
– Padaria Líder
Avenida Presidente Vargas, 381
– Frango Restaurante
Avenida Presidente Vargas, 313
Jales
Avenida Francisco Jales, 3109 – Centro
Lagoinha
Lanchonete Cachoeira Grande
Bairro do Faxinal, s/n

Lorena
Rua Paraná, 175 – Cidade Industrial
Monte Alto
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 631 – Centro

Osasco
– Kih Lanche
Rua Oswlado Collino, 416
– Supermercado Paraná
Praça Dicran Echeferian, 12

Osvaldo Cruz
Avenida Magay, 233, no Centro
Palmeira D’Oeste
Avenida Euclides da Cunha, 4559 – Centro
Pindamonhangaba
Rua Capitão Alfredo César, 200, Vila Nair
Presidente Prudente
Rua Coronel Albino, 3099, Jardim Eldorado
Rua Casemiro Dias, 355, Vila Nova
Regente Feijó
Rua Antônio Carlos, 780, no Jardim Sumaré

Rio Grande da Serra
Avenida São Paulo, 553 – Vila Santa Tereza

São José dos Campos
Rua Dolzaini Ricardo, 348

Rua José Teberga, 1151, Vale das Acácias

São Luiz do Paraitinga
Escola Municipal Professor Waldemar Rodrigues
Rua Senador Antonio Cunha Bueno

Taboão da Serra
Shopping Taboão
– Rodovia Régis Bittencourt, km 27
Taubaté
Rua Vicente Testa, 1, Jabuticabeiras

Tremembé
EMEF Professor Ernani Gianico
Rua Antônio Lourenço Xavier, 84

Turiúba
Rua Joaquim Pedro Marques, 476 – Centro