ODS 5

Primeiro seminário religioso de LGBTs de fé é realizado no RJ

Evento, realizado pelo Fundo Positivo, acontece entre os dias 4 e 6 de fevereiro reunindo uma programação exclusiva com líderes religiosos, estudiosos e ativistas como Fred Nicácio e Valéria Barcellos

Primeiro seminário religioso de LGBTs de fé é realizado no RJ
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 Igualdade de Gênero

O Fundo Positivo, organização sem fins lucrativos que atua como catalisadora de mudanças sociais no Brasil, anuncia o 1º Seminário Nacional LGBTQIA+ de Fé – Diálogo inter-religioso e luta contra os fundamentalismos, um evento histórico que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, na Biblioteca Parque Estadual, localizada no centro do Rio de Janeiro. Este encontro tem como objetivo central combater a intolerância e promover a conexão entre fé e diversidade, destacando a busca por justiça social.

Um espaço para acolhimento e diversidade

O seminário reunirá líderes religiosos, estudiosos e ativistas para discutir como a fé pode atuar como uma ponte de acolhimento e respeito à diversidade. Com uma programação rica e diversa, o evento oferecerá palestras, grupos de estudo, celebrações inter-religiosas e a oportunidade de refletir sobre como enfrentar o fundamentalismo religioso a partir de uma ética da inclusão.

O seminário contará com a participação de importantes nomes, como o pastor Henrique Vieira, o médico e ativista Fred Nicácio, a cantora e atriz Valéria Barcellos e a professora e educadora, além de coordenadora LGBTQIAPN+ do Fundo Positivo, Marina Reidel, o ativista, jornalista e coordenador de comunicação do Fundo Positivo, Alexandre Putti, entre outros convidados de peso.

O evento é 100% gratuito, mas as vagas são limitadas. Garanta sua participação Para participar é necessário preencher o formulário de inscrição no link.

Programação do evento

4 de fevereiro – Abertura e plenárias iniciais

●     Ato inter-religioso: Uma celebração simbólica com líderes de diversas religiões no Brasil.

●     Plenária 1: “Diálogo inter-religioso e a política da aproximação”.

●     Plenária 2: “O enfrentamento aos fundamentalismos a partir da ética da diversidade”.

5 de fevereiro – Grupos de trabalho
Atividades simultâneas em grupos temáticos:

●     Grupo 1: Bíblia e diversidade sexual e de gênero.

●     Grupo 2: Terapias de reversão.

●     Grupo 3: Fundamentalismos religiosos.

●     Grupo 4: Intolerância religiosa no Brasil.

6 de fevereiro – Plenária final e lançamento de carta aberta
O evento será encerrado com uma plenária de consolidação, reunindo as discussões dos grupos de trabalho. Durante esta sessão, será lançada uma carta contra o fundamentalismo religioso, que será encaminhada a autoridades, incluindo governadores, deputados, senadores e vereadores de todo o país.

Sobre o Fundo Positivo

Fundo Positivo é uma organização sem fins lucrativos dedicada a fomentar projetos que promovem a saúde, os direitos humanos e a inclusão social de grupos historicamente vulnerabilizados no Brasil. Desde a sua criação, o Fundo tem atuado como um catalisador de iniciativas que buscam ampliar o acesso a direitos fundamentais, especialmente nas áreas de saúde sexual e reprodutiva, direitos LGBT+, prevenção e combate ao HIV/Aids, além de apoiar iniciativas voltadas à promoção da equidade de gênero e raça.

Por meio de parcerias com organizações da sociedade civil, empresas e governos, o Fundo Positivo se compromete a financiar e apoiar projetos inovadores que impactam diretamente as comunidades locais. Sua missão é garantir que os recursos cheguem àqueles que mais precisam, promovendo o empoderamento, a conscientização e a transformação social.

Com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento de soluções de longo prazo, o Fundo Positivo acredita que a inclusão e a igualdade só são possíveis através da criação de oportunidades justas e do acesso universal a serviços essenciais. Além disso, a organização trabalha para fortalecer a capacidade das entidades que atuam nas bases, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas lideranças nas comunidades beneficiadas.

Programação

04/02 (terça-feira)

9h – Abertura do evento (credenciamento e café)

10h30 – 11h – Abertura oficial

Música: Ângela Leclery (para chamar as pessoas para o auditório)

Falas de abertura

·      Fundo Positivo

·      Pastor Henrique

·      Ana Ester

11h – Celebração inter-religiosa

Coordenadora – Iya Cristina (SP)  (Putti)

●     Representante do Fundo Positivo

●     Representante do Coletivo Esperançar

●     Representante do Coletivo Evangélicxs pela Diversidade

●     Representante da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT

●     Representante do Coletivo Gay e Adventista

●     Representante do Comitê Nacional de Mulheres Trans do Axé (CONATT)

●     Representante do Coletivo Espíritas Plurais

●     Representante do Coletivo Mães pela diversidade

●     Rede Nacional de religiões de matriz africana (PUTTI)

●     Representante do Cristianismo – Pr. Henrique Vieira (IBCaminho), Pr. André Musskopf (IBNazareth), Kleber Lucas (Igreja Soul), Rosângela 

●     Representante do Candomblé – Babalorixá Rodney William, Babalorixá Ivanir dos santos, Mãe Nilce

●     Representante do Judaísmo – André Liberman (Gaavah)

●     Representante do Santo Daime – Paulina Valamiel (Céu da Divina Estrela)

●     Fabiola Oliveira – Mulher mulçumana, feminista, e professora de antropologia.

●     Leci Brandão (Umbanda) (Putti)

●     Lucas Dantas – Umbandista, não binário, pesquisadora (Putti)

●     Jacke Channel

12h – Almoço

13h30 – Plenária 1

“Diálogo inter-religioso e a política da aproximação”

Mediador

·   Dep. Pr. Henrique Vieira

Palestrantes:

· Christiano Valério – (Teólogo Progressista, ativista dos Direitos humanos, Inter religiosidades e LGBTQIAPN+. Coordenador de Desenvolvimento das ICM – Igrejas da Comunidade Metropolitana para o Brasil, membro da equipe de Desenvolvimento comunitário da MCC -Metropolitan Community Churches, membro da equipe de desenvolvimento de lideranças Latino Americana da Universal Fellowship of Metropolitan Community Churches (UFMCC). Participou e organizou 3 edições do Seminário de Inter religiosidades e Diversidade Sexual do Município de São Paulo. Foi membro do primeiro Conselho de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual de São Paulo. Participou como convidado na histórica 1ª Conferência Nacional LGBT 2008. Coordenou e dirigiu as Celebrações Coletivas de Casamento entre pessoas do Mesmo Sexo, desde 2008, como forma de marcar posição a favor do Casamento Igualitário no Brasil. Tem também atuado como produtor de conteúdo em suas redes sociais e das ICM do Brasil: @christianovalerio @icmdobrasil).

·  Fabíola Oliveira – (Fabíola Oliveira é muçulmana brasileira, mãe de um menino autista, e professora por formação. Comunica por paixão, aborda nas redes conteúdo decolonial, temas relacionados à mulher muçulmana, sociedade muçulmana e espiritualidade islâmica).

· Ivanir dos Santos – (O Prof°. Babalawô Ivanir dos Santos, é Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ); membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Pesquisador do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER-UFRJ) e Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais pós coloniais (LEHA-UFRJ); Coordenador da Coordenadoria de Religiões Tradicionais Africanas, Afro-brasileira, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ); Conselheiro Estratégico do Centro de Articulações de População Marginalizada (CEAP); Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR); Conselheiro Consultivo do Cais do Valongo; Vice-presidente da América Latina no Conselho Internacional das Sociedades de Antigas Religiões de Descendentes de Africanos (ARSADIC), Nigéria. Tem experiência nas seguintes áreas ; Educação Étnico-racial e questões africanas, Direitos Humanos e Cidadania; Relações Internacionais; Religiões tradicionais da África Ocidental e Afro-brasileiras).

15h30 – Café – show Ângela Leclery

16h – Plenária 2

“O enfrentamento aos fundamentalismos a partir da ética da diversidade”

Mediadora:

· Élida Miranda (Pedagoga, pós-graduada em Políticas Públicas e Gestão em Segurança Pública pela PUC/SP. Atuante na área de direitos humanos, coordenou diversos trabalhos de prevenção de IST, HIV/AIDS e uso abusivo de álcool e drogas com crianças, adolescentes, jovens e mulheres em territórios periféricos. Coordenadora de Projetos do Fundo Positivo).

Palestrantes:

· Magali Cunha – (Magali Cunha é jornalista e doutora em Ciências da Comunicação. É pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e colaboradora do Conselho Mundial de Igrejas. Colunista da Carta Capital).

· Lucas Dantas – (Lucas Dantas é ativista LGBTQIAP+, doutoranda em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC São Paulo. É professore de Gênero e Sexualidade no Instituto Singularidades, onde se graduou em Letras Português. É Artista, Educadora e atualmente pesquisa sobre o movimento LGBTQIAP+ latino-americano, gênero e sexualidade na educação, não binariedade e transcestralidades).

· Andrea S. Musskopf – (Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Religião. Possui graduação (2001), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Teologia pela Escola Superior de Teologia/Faculdades EST. Áreas e temas de pesquisa: Estudos Feministas, Estudos de Gênero, Estudos Queer, Masculinidade, Homossexualidade e Diversidade Sexual, na sua relação com Teologia e Religião. Palestrante sobre as temáticas de especialização em eventos acadêmicos, religiosos, com grupos de base e movimentos sociais, no Brasil e internacionalmente).

· Pai Rodney – (Rodney William Eugênio, ou Pai Rodney de Oxóssi, é babalorixá e antropólogo. Graduado em Ciências Sociais, mestre em Gerontologia e Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Colunista da Carta Capital e autor dos livros A Benção aos Mais Velhos: Poder e Senioridade nos Terreiros de Candomblé, Apropriação Cultural e Axé: O Poder de Realizar – Mensagens para Mudar seu Dia. Em 2019, foi escolhido pelo MIPAD/ONU como uma das pessoas negras mais influentes do mundo).

18h – Encerramento das atividades

05/02 (quarta-feira)

9h Chegada e café

Nome artístico (RJ marina)

Empresa de relatoria (Putti)

10h30 – Grupos de Trabalho (diagnóstico, desafios e conquistas) – Dois momentos: um momento introdutório (provocações) feito pela coordenação, e um momento de discussão com o grupo. Não vai ter estrutura de mídia (mas teremos verba para imprimir material).

· Grupo 1: Bíblia e diversidade sexual e de gênero

Coordenação:

· Rev. Bob Luiz Botelho (Evangélicxs) – (Bob é membro Associado das Nações Unidas para tema de religião em 2023 por Outright International e fundador do Evangélicxs Pela Diversidade. Ordenado clérigo pela Iglesia Antigua de Las Américas (IADLA-Brasil), é pastor da Comunidade MESA (Missão, Ensino, Serviço e Adoração) na cidade de Curitiba. Estudou Geografia na UFPR e fez seu trabalho de conclusão de curso do bacharelado pesquisando Geografia da Religião de gays e lésbicas em contexto evangélico. Primeiro membro pleno abertamente LGBTI+ na Fraternidade Teológica Latinoamericana, Bob é biblista popular formado pelo CEBI (Centro de Estudos Bíblicos). Diretor Executivo da Coonceito Cooperativa, trabalha com representação internacional de movimentos sociais. Pesquisador Associado e Diretor de Programas no Instituto Superior de Estudos Inter-religioso e Sociais (ISDEIS Brasil) é coordenador da EFATAH (Escola de Formação e Aprimoramento em Teologia Artes e Humanidades).

· Jacke Channel – (adicionar a mini-bio)

· Grupo 2: Terapias de reversão

Coordenação:

·  Héder Bello (UFRJ) – (Doutorando e Mestre pelo Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ desde 2022. É especialista em Psicanálise e Contemporaneidade: Trauma e Urgências Subjetivas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2018). É especializando em Avaliação e Atendimento Psicoterapêutico de pessoas autistas adultas (FACEC), Polo Ipanema/RJ desde 2024. Foi consultor da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019) e um dos coordenadores da publicação: “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”, do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Foi coordenador do eixo de Psicologia e Laicidade na gestão do XVI Plenário do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro CRP-RJ (2020-2022) e atualmente se mantém como coordenador do Eixo de Psicologia e Laicidade na gestão do XVII Plenário do CRP – RJ (2023-2025). Foi pesquisador colaborador do projeto de extensão: Religião, Laço Social e Psicanálise, do laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política, do Instituto de Psicologia, da Universidade de São Paulo – USP, de 2019 até 2023).

·  Andrea Musskopf (UFJF) – (Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Ciência da Religião. Possui graduação (2001), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Teologia pela Escola Superior de Teologia/Faculdades EST. Áreas e temas de pesquisa: Estudos Feministas, Estudos de Gênero, Estudos Queer, Masculinidade, Homossexualidade e Diversidade Sexual, na sua relação com Teologia e Religião. Palestrante sobre as temáticas de especialização em eventos acadêmicos, religiosos, com grupos de base e movimentos sociais, no Brasil e internacionalmente).

· Grupo 3: Fundamentalismos religiosos

Coordenação:

· Ana Ester – (Pós-doutoranda em Ciência da Religião, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora e mestra em Ciências da Religião, pela PUC Minas. Bacharel em Teologia, pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix, e em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Representante da América Latina na Junta Diretiva da Global Interfaith Network for People of All Sexes, Sexual Orientations, Gender Identities and Expressions (GIN-SSOGIE). Sócia da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura (ABETH). Palestrante de temas relacionados à religião e sexualidade, Teologia Queer, Teologia Feminista Lésbica e Teopoética. Pesquisadora independente da Teologia Indecente de Marcella Althaus-Reid. Membra do grupo de pesquisa Indecências – Religião, gênero e sexualidade (ReGeSex), da Universidade Federal de Juiz de Fora).

· Grupo 4: Intolerância religiosa no Brasil

Coordenação:

· Pai Rodney – (Rodney William Eugênio, ou Pai Rodney de Oxóssi, é babalorixá e antropólogo. Graduado em Ciências Sociais, mestre em Gerontologia e Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Colunista da Carta Capital e autor dos livros A Benção aos Mais Velhos: Poder e Senioridade nos Terreiros de Candomblé, Apropriação Cultural e Axé: O Poder de Realizar – Mensagens para Mudar seu Dia. Em 2019, foi escolhido pelo MIPAD/ONU como uma das pessoas negras mais influentes do mundo).

· Ivanir dos Santos – (O Prof°. Babalawô Ivanir dos Santos, é Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ); membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Pesquisador do Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER-UFRJ) e Laboratório de Estudos de História Atlântica das sociedades coloniais pós coloniais (LEHA-UFRJ); Coordenador da Coordenadoria de Religiões Tradicionais Africanas, Afro-brasileira, Racismo e Intolerância Religiosa (ERARIR/LHER/UFRJ); Conselheiro Estratégico do Centro de Articulações de População Marginalizada (CEAP); Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR); Conselheiro Consultivo do Cais do Valongo; Vice-presidente da América Latina no Conselho Internacional das Sociedades de Antigas Religiões de Descendentes de Africanos (ARSADIC), Nigéria. Tem experiência nas seguintes áreas: Educação Étnico-racial e questões africanas, Direitos Humanos e Cidadania; Relações Internacionais; Religiões tradicionais da África Ocidental e Afro-brasileiras).

12h – Almoço

13h30 – Grupos de Trabalho

15h30 – Café com show samba (Putti)

16h – Apresentação dos resultados dos grupos de trabalho

18h – Encerramento das atividades

06/02 (quinta-feira)

9h – Chegada e café

10h – Plenária final Todos do fundo positivo (TÉCNICOS DE CADA GRUPO DE TRABALHO) Relatos de experiência

Apresentação da Carta do Rio de Janeiro

12h – Encerramento das atividades

___________________________________________________________________

Tradições religiosas, instituições, coletivos e fés representadas nesta primeira edição:

Umbanda

Candomblé

Catolicismo

Neopentecostalismo

Pentecostalismo

Protestantismo

Paganismo

Santo Daime

Islã

Judaísmo

Iser

Envolverde