Nos últimos 30 anos a Envolverde se tornou uma referência no ecossistema do jornalismo socioambiental no Brasil. Essa resiliência ajudou a construir uma reputação de ética e profissionalismo, que agora está sendo projetada para o futuro.
No próximo ano (2025) o Projeto Envolverde completa 30 anos de atividades. O primeiro produto, de 1995, foi o Terramérica, suplemento jornalístico sobre meio ambiente produzido em parceria com o Programa de Meio Ambiente da ONU e com a agência Inter Press Service (IPS), foi um sucesso editorial que circulou em encartado em mais de 20 jornais brasileiros. Desde então a Envolverde deixou de ser uma ideia e tornou-se um consistente projeto jornalístico.
Em 1998 foi criado o site www.envolverde.com.br , consolidando uma forte parceria com a IPS. O site se firmou como um produto diário, produzindo conteúdos próprios e trabalhando com conteúdos de parceiros editoriais. A parceria com a IPS também se refletiu na cobertura de grandes eventos no Brasil e no mundo, como na edição do jornal Terra Viva, durante os Fóruns Sociais Mundiais em Porto Alegre e Belém, coberturas especiais de eventos da ONU e outros projetos jornalísticos.
A experiência na cobertura de grandes eventos levou a outro mercado, dos eventos corporativos e setoriais, com a cobertura de ao menos 10 edições da Conferência Internacional do Instituto Ethos e de edições da Conferência do GIFE, além de congressos promovidos pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) em Cuiabá.
A produção de eventos próprios foi um passo previsível. Em 2005 a Envolverde, em parceria com a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) realizou o 1º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, em Santos-SP. Desde então realizou ou teve participação ativa em outro seis congressos de jornalistas, além de realizar, em 2007 o Congresso Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade, em São Paulo.
Reconhecimentos e Parcerias
A atuação da Envolverde e sua produção de jornalismo de qualidade e com o foco em soluções e com grande qualidade técnica e científica além de uma abordagem econômica consistente levou à construção de outras importantes parcerias. Foi convidada pela revista Carta Capital para a criação de uma publicação mensal com foco em economia ambiental. A revista teve poucas edições, no entanto, o conteúdo produzido pela equipe da Envolverde foi absorvido pela revista semanal em uma parceria que durou mais de 10 anos.
A Envolverde criou e participou de outros projetos editoriais importantes com parceiros, além de ser convidada a escrever para diversas publicações. Com a Editora Segmento criou a Revista Água, um projeto para mostrar aspectos de gestão e sustentabilidade, trabalhou edições com foco em sustentabilidade no mercado financeiro em edições especiais da revista Razão Contábil e contribuiu em alguns momentos com a revista Scientific American Brasil.
Na relação com empresas a Envolverde desenvolveu importantes estudos para o Walmart Brasil, para o Centro Sebrae de Sustentabilidade, para a Diageo, para a DSM, Fundação Konrard Adenauer, Fundo Vale, Petrobras, Bando Itaú, Business Wire e muitos outros.
Equipes e prêmios
Ao longo desses quase 30 anos dezenas de profissionais atuaram sob a bandeira da Envolverde nos mais diversos campos. Repórteres, editores, pesquisadores, suporte técnico, comercial, administrativo e todo tipo de serviços necessários para manter uma atividade diária em diversas frentes. Citar nomes certamente levaria a injustiças, porque são muitos. Mas um em especial merece uma homenagem por seu papel relevante em anos na Envolverde e pela forma bárbara como foi arrancado de nós, o jornalista Sávio de Tarso, brutalmente assassinado para ter seu celular roubado em janeiro de 2018.
Esses profissionais ajudaram a Envolverde a acumular reconhecimentos importantes, como o Prêmio Ethos de Jornalismo, por duas vezes, o Prêmio Ponto de Mídia Livre, do Ministério da Cultura, uma comenda de reconhecimento da Câmara Municipal de São Paulo, o reconhecimento do editor Dal Marcondes como Jornalista Amigo da Infância, Prêmio Especialistas em Sustentabilidade, Água e Saneamento e muitos outros.
Influência e Legado
O Projeto Envolverde influenciou a formação de novos profissionais dedicados ao jornalismo ambiental, além de estimular a criação de novos meios dedicados à cobertura de temas socioambientais e suas mais diversas vertentes. O pioneirismo da Envolverde serviu como plataforma de inspiração para a formação de um ecossistema de jornalismo na área socioambiental.
O site da Envolverde entrou no ar em 8 de janeiro de 1998 e foi considerado, no estudo Ponto de Inflexão, da Sembra Media, como o mais antigo projeto de jornalismo nativo digital ainda em operação no Brasil. Essa é uma prova da resiliência do projeto editorial e da teimosia dos profissionais dedicados a ele.
Projeto Envolverde 2030
A preparação para a comemoração dos 30 anos da Envolverde em 2025 e a meta em direção a 2030, quando o mundo deverá propor novas diretrizes para o desenvolvimento sustentável começa com o lançamento de um novo site, com uma tecnologia renovada e com muitos novos recursos, e um projeto editorial focado em Políticas Públicas Ambientais Sociais e Econômicas, além de conteúdos de Governança com critérios ESG.
Nestes quase 30 anos a Envolverde sempre contou com parcerias com empresas para bancar uma estrutura enxuta, mas altamente competente na produção e difusão de conteúdos de excelência para a sociedade. Nesta nova fase continua a apostar nas parcerias com empresas e organizações sociais para bancar essa trilha para o futuro.
A história da Envolverde tem muito mais do que pode ser apresentado neste pequeno texto. Essa é apenas uma amostra de por que leitores, amigos e empresas podem confiar em que a equipe Envolverde irá continuar a ser resiliente e teimosa na abordagem de temas estruturantes para o desenvolvimento humano e a qualidade de vida em um planeta biodiverso, a TERRA, o lar comum de bilhões de espécies, incluindo a humanidade.