Atividades ocorrem na Unesp, em São Paulo, SP, dias 21 e 22 de março.
Evento mundial, organizado pelo Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo (Sprace), que ocorre em São Paulo, no Instituto de Física Teórica (IFT), da Unesp, o Masterclass, tem a participação de estudantes e professores do ensino médio de escolas públicas e privadas. O evento tem por objetivo estimular o pensamento científico e desmistificar o ensino de física.
Para Sandra Padula, professora do IFT e uma das coordenadoras do encontro, o Masterclass é como uma pequena amostra do trabalho diário de um físico: “Você vai analisar, tentar interpretar os resultados e depois complementar em discussões com os outros físicos. O modelo da videoconferência realizada em tempo real com o CERN é o que fazemos cotidianamente”.
Durante o evento, os alunos têm a oportunidade de trabalhar com dados produzidos no LHC (Grande Colisor de Hádrons) do CERN, através de um exercício de análise. Neste exercício, os estudantes devem analisar alguns eventos específicos em Física de Partículas e discutir os critérios de seleção que devem ser aplicados aos casos em estudo.
Os resultados obtidos são, então, discutidos via videoconferência, com outros grupos de estudantes que se encontram em outros institutos participantes do MasterClass, em diversos países.
Destaca-se na programação as mesas de demonstração que serão realizadas no dia 21/03, às 13h30. Os estudantes serão divididos em grupos e farão um rodízio em cada uma das atividades de demonstração de Física:
– Mesa de demonstração 1 – Câmara de nuvens
– Mesa de demonstração 2 – Coletânea das demonstrações desenvolvidas pelos professores e estudantes do Ensino Médio
– Mesa de demonstração 3 – Lentes, espelhos, fibra óptica, polarizadores, câmara escura, luneta.
– Mesa de demonstração 4 – Sombras coloridas, decomposição de cores, disco de Newton, filtros
– Mesa de demonstração 5 – Formação de imagens, imagens 3D, ilusão óptica, persistência visual, anamorfose
Algumas localidades participantes do MasterClass, entre elas São Paulo, promovem também o Dia do Professor, no qual são os professores que desenvolvem as atividades acima descritas, como no Dia dos Estudantes. A diferença é que, no Dia do Professor não há vídeoconferência com outras localidades. Em vez disso, promovem-se discussões com os professores participantes, de modo a tomar conhecimento de suas críticas, sugestões e avaliar as atividades realizadas. Espera-se que esses professores atuem como futuros vetores, levando o conhecimento apreendido a suas escolas de origem.
Depoimento dos alunos participantes do Masterclass 2014:
“Achei o professor muito comunicativo e a aula foi bem diferente das escolas normais, prendeu bastante a atenção. Deu até vontade de aprender mais”. (Pedro Henrique Matos Castilho, aluno do 3º ano do Ensino Médio da escola Professor Walter Ribas de Andrade (Cajamar/SP)
“Eu achei superlegal o evento, porque aqui tem algumas atividades que nós aprendemos na teoria. Até comentei com a minha amiga que podíamos levar isso para nossa escola, porque é mais fácil para aprender do que ficar só decorando fórmulas”. (Giulia Maria , aluna do 2º ano do Ensino Médio do colégio Dante Alighieri, em SP)
“Eu tinha muita dificuldade com as teorias, como elétrons, prótons e as teorias de Rutherford. Agora, ficou mais fácil”. (Giovana Góis, que cursa o 3º ano do Ensino Médio)
Escolas participantes do MasterClass 2016
– 21 de março – Dia dos Professores
– 22 de março – Dia dos Estudantes -II
Colégio Dante Alighieri
Instituto Federal São Paulo
Colégio Fonte
Instituto Alpha Lumen
Pindamonhangaba – EE Ryioti Yassuda
Santo André – EE Jd. Riviera
São Paulo – EE Tercio Moraes Pereira Rev.
São Paulo – EE Prof. Milton da Silva Rodrigues
São José dos Campos – Instituto Alpha Lumen
Mais informações aqui.