Sociedade

Mesmo com toda campanha, 66% desconhecem coleta seletiva

De acordo com pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência a pedido da Cervejaria Ambev, o brasileiro sabe da importância da reciclagem para o meio ambiente e acredita que seja uma prática correta, mas isso ainda não virou rotina. Os dados mostram que para 98% das pessoas, a reciclagem é importante para o futuro do planeta e 95% concordam que o jeito correto de descartar os resíduos é separando cada um em um saquinho. Por outro lado, 75% das pessoas não separam os materiais recicláveis individualmente nos lixos que geram em casa, e, destes, 39% não separam sequer o lixo orgânico do inorgânico.

Para 88% dos brasileiros, o cuidado com o meio ambiente é umas das maiores preocupações atuais. Apesar da preocupação, de acordo com a pesquisa, 66% dos brasileiros afirmam saber pouco ou nada a respeito de coleta seletiva e 28% não sabem citar quais são as cores das lixeiras para coleta do material.

“Só com um trabalho em conjunto entre todos nós, cidadãos, empresas, cooperativas e governos, para revertemos esse cenário e dar ao lixo o cuidado que ele deve ter”, afirma Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

Dos entrevistados, 68% dizem estar atentos na compra de produtos com embalagens que sejam recicláveis. Mas apenas 4% das pessoas sabem que embalagens longa vida são recicláveis, por exemplo. O índice melhora quando se fala em plástico (77%), vidro (64%), papel (50%) e alumínio (47%), mas ainda está distante do ideal. Apenas 40% dos entrevistados afirmam saber que garrafas PET podem ser recicladas e 28% sobre embalagens retornáveis de vidro, por exemplo.

“Reduzir as embalagens ou dar destinação correta para as produzidas é uma das nossas principais preocupações. Por isso, temos buscado reduzir a quantidade de embalagens no mercado, focando nossos esforços em aumentar a quantidade de envases retornáveis e reciclados. Uma de nossas metas socioambientais é que, até 2025, 100% de nossos produtos estejam em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de material reciclado”, afirma Barolo.

A Cervejaria Ambev, por exemplo, tirou mais de 12,4 milhões de toneladas de vidro de circulação em decorrência do aumento de representatividade das garrafas de vidro retornáveis disponíveis no mercado nos últimos anos. A companhia também deixou de produzir um volume superior a 1,9 bilhão de garrafas PET com resina virgem em decorrência da reciclagem do material, deixando de utilizar mais de 94 mil toneladas de plástico.

Quando a questão é para onde vai o lixo, 93% da população acredita que aquilo que chama de lixo pode ter valor para outras pessoas e 71% discorda que o lixo deixa de ser sua responsabilidade quando jogado fora, mas a cadeia envolvida nesse processo ainda parece ser um mistério para a maior parte da população. Sendo que 59% das pessoas afirmam não saber quem efetivamente recicla os materiais e os transforma em novos produtos no Brasil e 81% afirmam saber pouco ou nada sobre cooperativas de reciclagem. Além disso, 58% acreditam que o lixo vá para aterro sanitário ou lixão, apesar de 51% não concordarem que essa seja a destinação adequada. (#Envolverde)