Foi lançado no dia 02 de setembro, no Rio de Janeiro, o Movimentos: Drogas, Juventude e Favela, grupo formado por jovens moradores de favelas e regiões periféricas brasileiras, que pretende discutir política de drogas no Brasil a partir da perspectiva de quem sofre diariamente suas consequências. O grupo quer unir conhecimento científico às experiências daqueles que sofrem o impacto da guerra às drogas. O Movimentos elaborou um manifesto que esclarece sua visão sobre o tema. “A guerra às drogas, para nós, significa escolas fechadas, mudança na rotina, medo de sair de casa, preocupação com o nosso bem-estar e o da nossa família”, explica o grupo. Raull Santiago, morador do Complexo do Alemão, e um dos coordenadores do Movimentos declara: “Os governantes nos observam apenas através da mira do fuzil. É por isso que a favela precisa falar sobre drogas e criar alternativas a esta lógica de guerra”. Para conhecer os jovens que participam do Movimentos: www.movimentos.org.br/quem-somos (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Política Pública Sociedade
Sociedade
ODS10 – Jovens de favelas se unem para discutir política de drogas
Ver mais
ODS 16
A Corte Internacional de Justiça decide que os acordos climáticos internacionais são vinculativos
A CIJ também reforça o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, consagrado na Convenção do Clima da ONU, reconhecendo que os países desenvolvidos têm responsabilidades adicionais para assumir a liderança na mitigação, bem como fornecer financiamento e tecnologia
Ver mais
ODS 16
Retrocesso desesperador que ameaça futuro do país
por Gilberto Natalini e Marcus Eduardo de Oliveira - Estamos diante do maior problema multidimensional que afeta o sistema vida. Estamos diante da maior emergência desses tempos atuais – o colapso climático. Estamos num País que, historicamente, sofre com desastres ambientais, pondo em risco direto à vida de milhões de brasileiros, e mesmo assim, na madrugada da última quinta-feira, 17, em votação final, a Câmara dos Deputados, por 267 votos a 116, aprovou o PL, Projeto de Lei n°2159/21, que simplesmente desmonta (flexibiliza) as regras (Lei Geral) de licenciamento ambiental no Brasil. Isso significa renunciar a estudos ambientais e de análises alternativas.
Ver mais
ODS 4
Educação ambiental: uma política transformadora
Mais do que transmitir informações técnicas sobre ecossistemas, biodiversidade ou mudanças climáticas, a educação ambiental propõe uma verdadeira mudança de mentalidade: uma forma de ver o mundo como um organismo vivo, interdependente e frágil.
Ver mais
ODS 17
Fundo JPA destina R$ 700 mil a projetos na Amazônia Legal
O Grupo Mais Unidos, com apoio do Instituto Chamex e da Accenture, anuncia o início das inscrições para a chamada pública do Juntos Pela Amazônia (JPA) 2025. A iniciativa vai selecionar projetos comunitários voltados à conservação da biodiversidade e ao fortalecimento da economia sustentável na Amazônia Legal, com investimento total previsto de R$ 700 mil.
Ver mais
ODS 17
Caixa Cultural Salvador recebe a 1ª edição da Mostra Futuro QUEER
A CAIXA Cultural Salvador será palco da 1ª edição da Mostra Futuro Queer, um evento gratuito, idealizado e produzido pelo Instituto Burburinho, que celebra a produção artística e intelectual da comunidade LGBTQIAPN+. Entre os dias 17 e 20 de julho, a programação reunirá nomes de destaque da cena queer brasileira, em mesas de debates, oficinas e espetáculos, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
Ver mais
ODS 17
COP30: como organizações estão acelerando os ODS da ONU
Instituições e empresas apostam em inovação e impacto social para responder aos desafios da Agenda 2030