Foi lançado no dia 02 de setembro, no Rio de Janeiro, o Movimentos: Drogas, Juventude e Favela, grupo formado por jovens moradores de favelas e regiões periféricas brasileiras, que pretende discutir política de drogas no Brasil a partir da perspectiva de quem sofre diariamente suas consequências. O grupo quer unir conhecimento científico às experiências daqueles que sofrem o impacto da guerra às drogas. O Movimentos elaborou um manifesto que esclarece sua visão sobre o tema. “A guerra às drogas, para nós, significa escolas fechadas, mudança na rotina, medo de sair de casa, preocupação com o nosso bem-estar e o da nossa família”, explica o grupo. Raull Santiago, morador do Complexo do Alemão, e um dos coordenadores do Movimentos declara: “Os governantes nos observam apenas através da mira do fuzil. É por isso que a favela precisa falar sobre drogas e criar alternativas a esta lógica de guerra”. Para conhecer os jovens que participam do Movimentos: www.movimentos.org.br/quem-somos (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Política Pública Sociedade
Sociedade
ODS10 – Jovens de favelas se unem para discutir política de drogas
Ver mais
Fórum do Prêmio Nobel da Paz analisa riscos e soluções nucleares
A ameaça existencial que as armas nucleares representam continua tão pertinente como sempre, mesmo quando não são utilizadas em guerras há quase 80 anos. À medida que alguns países buscam armas nucleares ou atualizam e modernizam suas ogivas existentes, vozes globais na política nuclear e no desarmamento alertam sobre o risco potencial de uma nova corrida armamentista nuclear em meio ao enfraquecimento dos tratados nucleares que proíbem a proliferação e o uso de armas nucleares.
Ver mais
ODS 4
INW e UNESCO celebram o Dia Mundial da Justiça Social no MASP
O Instituto Nelson Wilians (INW), em cooperação com a UNESCO, realizará no dia 20 de fevereiro, no auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na cidade de São Paulo, o evento Diálogos Cidadaniar: educação para a cidadania, direitos humanos e cultura da legalidade. O evento tem como objetivos abrir janelas de diálogos sobre educação para a cidadania, direitos humanos e a cultura da legalidade.
Ver mais
ODS 4
Ciência "não pode se curvar" à censura de Trump
Revistas The Lancet e BMJ protestam contra medidas do presidente americano que, segundo elas, ameaçam a liberdade científica e colocam em risco a saúde pública
Ver mais
ODS 13
Crise climática deixou mais de 1 milhão de estudantes sem aulas
𝗔𝗴ê𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮 - No ano passado, a Escola Estadual Cristóvão Colombo, em Canoas (RS), ficou quatro meses fechada depois da enchente que assolou todo o estado do Rio Grande do Sul. Na época, 220 alunos do ensino fundamental tiveram a rotina e a vida completamente mudadas pelos efeitos trágicos da mudança climática.
Ver mais
ODS 13
Inércia, dissonância cognitiva ou fingimento?
𝗘𝗱𝘀𝗼𝗻 𝗖𝗮𝗽𝗼𝗮𝗻𝗼 - A dissonância cognitiva é um fenômeno psicológico que ocorre quando uma pessoa se depara com informações que contradizem suas crenças, atitudes e comportamentos, gerando um desconforto mental.
Ver mais
O relógio do fim do mundo
Houve um tempo em que os segundo do relógio do fim do mundo se sucediam por conta de crises nucleares. Agora é por conta da crise climática, qual será a próxima crise a acelerar o fim do mundo para os humanos?