Sociedade

OIT e governo lançam cartilha sobre diretos das pessoas com deficiências

Em parceria com o governo brasileiro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Rede Brasil do Pacto Global lançaram a tradução em português de uma cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência. Voltada para empresas, publicação tem por objetivo instruir gestores do setor privado sobre como respeitar e apoiar esse público de trabalhadores, clientes e fornecedores.

A produção do material em língua portuguesa teve o apoio do Ministério Público do Trabalho do Brasil e da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O documento mostra como é possível melhorar a competitividade e a sustentabilidade das empresas quando instituições realizam ações alinhadas às convenções e estruturas da ONU sobre o tema.

O guia é o resultado de um esforço colaborativo internacional realizado durante cerca de 12 meses. Entre os instrumentos e princípios norteadores da publicação, estão a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, os Princípios do Pacto Global da ONU, os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos e a Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho.(#Envolverde)