por Leno Silva, especial para a Envolverde –
A vida nos ensina a cada segundo. Aprendemos em quaisquer situações porque tudo é passageiro: alegria e tristeza; amor e ódio; fartura e escassez; frio e calor, e tantas outras dualidades.
Por isso é fundamental nutrir sempre o equilíbrio interno para saber lidar com as alterações de fora, porque nelas interferimos pouco, e não as controlamos.
Também não temos qualquer ingerência nas decisões dos outros. Às vezes somos surpreendidos por determinados comportamentos inexplicáveis, sem noção como diz a juventude de Sampa, e isso ocorre o tempo todo.
E por falar em tempo, as variações da meteorologia nos ensinam diariamente que essas transformações serão cada vez mais rotineiras. Acorda-se na primavera; na hora do almoço a sensação é de inverno; ao final da tarde somos surpreendidos com os ventos outonais, e quando o sono chega é verão.
Para suportar essas mudanças, além de bom humor e uma saúde bem cuidada é preciso iluminar os estados de vida para enfrentar essas e outras surpresas com leveza, amor, generosidade e espírito servidor.
Tal como nas intempéries, as relações com as pessoas são oportunidades de aprendizados. Um dia ouvi que cada um oferece o que tem. Por isso é imprescindível que sejamos conscientes de quem somos para, com discernimento, sabermos agir em relação aos outros e os seus comportamentos imprevisíveis. Por aqui, fico. Até a próxima.