Sociedade

Protagonismo e empoderamento de crianças e jovens

Foto: Shutterstock
Palestra irá mostrar como crianças e jovens estão transformando suas realidades. Foto: Shutterstock

Kiran Bir Sethi, idealizadora do Criativos da Escola, participa de roda de conversa no Instituto Alana e faz palestra na Virada Educação

“O potencial do design thinking na educação” e “Como crianças e jovens estão transformando suas realidades”. Esses são os temas que a indiana Kiran Bir Sethi aborda em sua passagem pelo Brasil, em setembro. A idealizadora do Criativos da Escola, projeto que faz parte do movimento global Design for Change, participa de uma roda de conversa no Instituto Alana e faz uma palestra na 2ª edição da Virada Educação, ambos em São Paulo.

Dia 17, Kiran compartilha experiências e reflexões sobre o potencial do design thinking para o aprendizado de jovens e crianças, das 9 às 11 horas, em um evento para convidados no Instituto Alana. Dia 19, durante a programação da Virada Educação, a educadora conversa com pessoas ligadas a movimentos na área da educação e entusiastas em geral sobre a aprendizagem nos territórios e o papel dos alunos na renovação de seu contexto local. A palestra é aberta ao público e acontecerá na Biblioteca Mário de Andrade, das 10h30 às 13h.

Nos encontros Kiran tratará sobre o papel que as crianças e jovens podem desempenhar na transformação da realidade e como podemos engajá-los no processo de construção de conhecimento e aprendizagem nos territórios. A fala contemplará sua experiência no Design for Change, projeto do qual é idealizadora e que visa encorajar crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, colocando-as como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O movimento está presente em 35 países, inspirando mais de 25 milhões de crianças e jovens. Aqui no Brasil a iniciativa ganhou o nome de Criativos da Escola e é realizada pelo Instituto Alana.

O Criativos da Escola foi lançado em fevereiro de 2015, e conta com o apoio de redes públicas estaduais e municipais, além da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Seu objetivo é celebrar e reconhecer projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que transformam as escolas, os alunos e suas comunidades.

Kiran é fellow Ashoka e, com o Design for Change, ganhou muitos prêmios, como o Asia Game Changer (2015), Lego Reimagine Learning Challenge (2014) e Rockefeller Foundation Youth Innovation Awards (2012). Ela também foi uma das 10 finalistas do The Global Teacher Prize (2015), prêmio que recebeu indicações de mais de 5 mil educadores ao redor do mundo.

Serviço:

Roda de Conversa – Instituto Alana

Tema: O potencial do design thinking na educação

Data: 17/09, das 9h às 11h

Local: Instituto Alana – Rua Fradique Coutinho, 50 – 11º andar

Evento para convidados
Virada Educação

Palestra: Como crianças e jovens estão transformando suas realidades

Data: 19/09, das 10h30 às 13h00

Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República

Inscrições gratuitas em: www.criativosdaescola.com.br ou aqui.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre a Virada Educação

A Virada Educação é uma celebração do ato de aprender e conta inúmeras atividades realizadas por alunos, educadores, pais e moradores de diversas regiões. Este ano, o evento será realizado no dia que se comemoraria o aniversário de 94 anos do educador Paulo Freire, considerado o Patrono da Educação Brasileira.

Além da ação no Centro de São Paulo, outras viradas serão realizadas por grupos independentes em parceria com o Movimento Entusiasmo. Já integram essa rede o bairro paulistano do Alto do Ipiranga, e as cidades de Águas de Lindoia, Santo André, São Bernardo, Salvador e Porto Alegre.