ODS12

TOMRA: Soluções integradas de seleção de flakes, abrindo caminho para o aumento da qualidade

Todos sabemos os problemas quando se trata de lixo plástico. Agora, mais do que nunca, a ênfase está sendo colocada no manuseio desse recurso de maneira responsável e sustentável, para garantir que ele possa ser reutilizado. Além disso, com novas regulamentações sendo introduzidas em torno do conteúdo reciclado dentro de garrafas plásticas, em particular, uma nova abordagem para a reciclagem é fundamental.

Para que isso ocorra, precisamos implementar processos de reciclagem eficientes, para que os plásticos sejam manuseados corretamente e possamos ter a maior pureza possível.

Os operadores da planta devem optar pela solução da mais alta eficiência, que hoje vem na forma de linhas de triagem de garrafas e seleção de flakes totalmente integradas de um único fabricante, em vez de uma combinação de diferentes fornecedores.

A pressão sobre as usinas de reciclagem

Apesar da batalha em curso contra a poluição do plástico, a taxa de produção de plástico continua aumentando em escala global. Os números mais recentes mostram que mais de 359 milhões de toneladas de plástico foram produzidas para o mercado global em 2018, um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior. No total, a quantidade de plástico produzido triplicou desde 1990.

Mas a maioria deste plástico não tem um futuro a longo prazo. Somente na Europa, quase 40% do plástico produzido é usado para embalagens de alimentos e produtos que, na realidade, são plásticos descartáveis. A maioria desses produtos está sendo incinerada ou descartada em aterros sanitários. Isso, associado ao fato de que mais de um milhão de garrafas plásticas são vendidas a cada minuto em todo o mundo, significa que há mais pressão sobre os produtores e varejistas de plástico do que nunca.

Com esse aumento no volume, vem a necessidade de sistemas de reciclagem eficientes para garantir que todo o material seja manuseado corretamente e devolvido ao loop.

Existe uma necessidade de maior pureza quando se trata de plásticos reciclados para garantir que o material atenda às regulamentações também. As leis de conteúdo reciclado, introduzidas em outubro de 2018, significam que os produtores agora devem garantir que as garrafas de plástico tenham um mínimo de 25% de conteúdo reciclado até 2025, de modo que os operadores das fábricas devem habilitar sistemas que possam aumentar a pureza e o rendimento de seus plásticos reciclados a um nível adequado para reutilização em embalagens de alimentos.

Também foram feitas promessas à Circular Plastics Alliance para aumentar os níveis de conteúdo reciclado nos produtos. Os que aderiram à iniciativa estão tomando medidas para impulsionar o mercado da UE de plásticos reciclados em até 10 milhões de toneladas até 2025.

Utilizando as eficiências da seleção de flakes

Uma maneira pela qual os operadores de usinas de reciclagem podem melhorar a pureza e o rendimento dos plásticos que reciclam é através da seleção de flakes. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade da saída do processo de reciclagem e também permitir que mais tipos de plástico sejam classificados com eficiência, para que os materiais reciclados possam ser reintegrados ao ciclo para ajudar a alcançar as metas de reciclagem estabelecidas pela União Europeia.

Atualmente, há uma alta demanda por poliolefinas, mas os níveis de reciclagem ainda são muito baixos. Poliolefinas é o nome coletivo de materiais que incluem polietileno (PE) e polipropileno (PP), incluindo diferentes variações dos polímeros básicos, como polietileno de alta densidade (HDPE) e polietileno de baixa densidade (LDPE). Embora o mercado de reciclagem de reciclados puros e de alta qualidade tenha sido tradicionalmente mais focado no PET, a demanda por poliolefinas recicladas sinaliza sua importância para o mercado e a necessidade de reciclar esses materiais com eficiência. Para acelerar ainda mais as taxas de reciclagem e a qualidade da produção, os operadores das fábricas confiam cada vez mais na triagem de flakes: uma tecnologia que já é usada com sucesso nas fábricas de reciclagem de PET e marca a diferença entre fazer downcycling e valorizar os plásticos.

O processo de separação de flakes de garrafas PET consiste em várias etapas: após uma primeira etapa de triagem das garrafas, rejeitando as impurezas por cor e tipo de material, bem como um processo de lavagem subsequente, as garrafas são colocadas em um moedor ou triturador e transformadas em flakes. Depois que as garrafas são trituradas, os flakes resultantes contêm grandes quantidades de PP / PE (que vem principalmente das tampas das garrafas), pedaços de metal, PVC dos rótulos restantes e pequenas quantidades de outros contaminantes. Os flakes passam por um processo de limpeza vigoroso que envolve diferentes combinações de separadores de metal, peneiras e separadores de ar e várias etapas de flutuação, lavagem a quente e a frio, lavagem e secagem, o que reduz a contaminação geral.

Embora muito eficazes, pequenas quantidades de contaminantes restantes são capazes de permanecer no processo devido ao seu tamanho, densidade ou características magnéticas. De fato, pequenas impurezas e desvios de cor podem afetar negativamente o reciclado, que mais tarde será usado para fazer outra garrafa de bebida PET. Portanto, a separação de todas as impurezas para gerar grãos de PET com a mesma qualidade dos plásticos primários deve ser direcionada. É necessária uma solução de alta tecnologia baseada em sensor para purificar os flakes até os padrões exigidos e remover os contaminantes que sobram. Graças a essas máquinas altamente precisas, é possível alcançar níveis extremamente altos de pureza, o que, no final, permite que mais garrafas PET sejam recicladas e mantidas no circuito e fora de nossos aterros sanitários.

A necessidade de uma abordagem integrada

No entanto, a implementação de uma máquina de separação de flakes sozinha não ajudará a melhorar o rendimento geral e a pureza dos materiais reciclados, a menos que faça parte de uma solução cuidadosamente integrada.

Para alcançar as mais altas purezas, os operadores precisam ter um sistema que integre a triagem de garrafas e a separação de flakes, idealmente do mesmo fabricante. A triagem permite que as garrafas de plástico não sejam apenas separadas de outros tipos de plástico, mas também pela cor do material. Um processo preciso de triagem de garrafas é uma etapa importante, pois reduz a maior parte da contaminação de cores e materiais; portanto, quando as garrafas resultantes são trituradas e transformadas em flakes, a quantidade de contaminação restante é perfeitamente gerenciável pelos sensores altamente sensíveis da seleção de flakes, que se destaca na identificação e remoção de pequenas partículas contaminantes geradas durante o processo de trituração.

A existência de sistemas de seleção automáticos equivalentes para a triagem de plásticos antes do início da produção de flakes torna possível ajustar o desempenho de triagem de garrafas e seleção de flakes como um todo, de acordo com o material de entrada e a contaminação, que é crucial para melhorar a resultado final e alcançar novos níveis de pureza, aumentando a eficiência e o rendimento gerais.

Benefícios para o operador da planta

Com a decisão de uma abordagem integrada, os operadores da fábrica podem esperar inúmeras melhorias – tanto operacional quanto financeira. Um processo eficiente de triagem das garrafas antes da seleção de flakes pode ajudar a reduzir a necessidade de triagem manual, pois a tecnologia de seleção pode remover qualquer material não utilizável, o que, por sua vez, resulta na redução dos custos operacionais (ou recursos humanos podem ser utilizados em outros locais da usina de reciclagem).

Além disso, usando um fornecedor para ambas as máquinas – triagem de garrafas e seleção de flakes – podem ser alcançados níveis mais altos de precisão, pois as soluções são construídas para funcionar em conjunto. Com o alinhamento das máquinas, uma solução simplificada de serviço e manutenção é alcançada, o que significa menos tempo de inatividade e maior capacidade geral.

Soluções integradas na seleção de flakes para atender os requisitos de hoje e de amanhã

Para que governos e empresas atendam aos regulamentos de 25% de conteúdo reciclado e atendam à crescente demanda de reciclados de alta qualidade, é necessário introduzir uma nova abordagem para a reciclagem integrada. Soluções modernas e altamente integradas de triagem de garrafas e seleção de flakes devem ser um dos principais contribuintes para o futuro da reciclagem de plásticos.

Sobre a TOMRA Sorting Recycling

A TOMRA Sorting Recycling desenvolve e fabrica tecnologias de seleção baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos. Cerca de 6.000 sistemas foram instalados em mais de 100 países em todo o mundo.

Responsável pelo desenvolvimento do primeiro sensor infravermelho próximo (NIR) de alta capacidade do mundo para aplicações de seleção de resíduos, a TOMRA Sorting Recycling continua sendo pioneira no setor, dedicando-se a recuperar frações de alta pureza que maximizam tanto a rentabilidade quanto o lucro.

A TOMRA Sorting Recycling faz parte da TOMRA Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para selecionar, descascar e processar análises para a indústria alimentícia, de mineração e outras. A TOMRA Sorting pertence à empresa norueguesa TOMRA Systems ASA, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo. Fundada em 1972, a TOMRA Systems ASA tem um volume de negócios de cerca de 815 milhões de euros e emprega mais de 4.000 pessoas globalmente.

Para mais informações sobre a TOMRA Sorting Recycling visite https:// www.tomra.com/pt/sorting/recycling  ou siga-nos no LinkedInTwitter or Facebook.