Sociedade

Trendbook sobre “Comunicação no centro da mudança”

A Agência Juntos fomenta debate sobre o papel da comunicação na transformação social por meio de entrevistas e artigos sobre o tema. A publicação terá versão digital disponível online.

A Juntos, startup da Approach Comunicação especializada em produzir conteúdo e campanhas nas áreas de direitos humanos, sustentabilidade, educação, cultura e outras causas de forte impacto social lançou nesta quinta-feira (04), no Instituto Tomie Ohtake (SP), o trendbook “Comunicação no centro da mudança”, que tem formato digital disponível online. A publicação reúne entrevistas e artigos inéditos que apresentam um outro olhar sobre o papel da comunicação na mudança de paradigmas e na capacidade de construção de novas narrativas de mundo.

Direcionado para profissionais de comunicação, estudantes e estudiosos da área, além de investidores da área social, os artigos apresentam conceitos atuais, tendências e projetos que retratam os movimentos contemporâneos de transformação social, acelerados cada vez mais pelas tecnologias da informação e comunicação. Somado a isso, apresentam entrevistas com líderes empresariais como Luis Seabra (Natura), Barbara Sapunar (Nestlé) e Ligia Camargo (Unilever), responsáveis por marcas e projetos com gestão de valores compartilhados, atendendo às novas demanda da sociedade.

Da esquerda para a direita: Clara Bomfin Cecchini, Gestora e consultora de Cultura e Educação; Marta Porto, Diretora-Fundadora da Juntos; Joana Garcia, da Juntos; Ana Cortat, estrategista e consultora de comunicação; Marcelo Vieira, jornalista e especialista em storytelling.

Marta Porto, diretora-fundadora da Juntos e responsável pela organização do conteúdo, reforça que o debate ganha relevância neste atual momento de crise dos sistemas políticos e transformação dos valores sociais. “É necessário trazer à tona como a comunicação tem se relacionado coma sociedade e entender que ela não é apenas uma ferramenta da democracia, mas atua como um pilar de sustentação do processo democrático. E mais, é essencial na construção de valores que beneficiam a sociedade e o planeta como um todo.”

Idealizadora do projeto, Marta reforça ainda que o objetivo do trendbook é fomentar o debate, impactando o máximo de pessoas possíveis. “Nossa publicação tem formato digital, linguagem simples e dinâmica e está disponível online. Tudo isso para que seja acessível e alcance um grande número de pessoas ”. Para Beth Garcia, sócia-fundadora da Approach, a publicação marca um momento importante da startup que também lança em abril o LabJuntos, um laboratório de estudo de tendências, comportamento e discussão de empreendedorismo social. “Ambos os projetos têm como objetivo ajudarmos as empresas a tomarem decisões que estejam em consonância com as demandas sociais, promovendo negócios nos quais todos ganham: setor privado, público e sociedade”.

Por meio de cases, dados e análises contemporâneas, os autores que assinam os artigos do trendbook oferecem um panorama atualizado das demandas da sociedade por uma nova comunicação e do potencial e tendências da área para inovar e transformar o mundo. O artigo “O momento da aceleração”, assinado pela estrategista e consultora de comunicação, Ana Cortat, apresenta as exigências de um mercado em acelerada transformação e como as empresas, para sobreviverem, têm cada vez mais relacionado os processos de negócio à ideia de lucro social, onde o compartilhamento de valores com a sociedade é o centro da estratégia.

O segundo artigo “Inovar pra quê?! Propósito, tecnologia e design” é produzido pela gestora e consultora de Cultura e Educação, Clara Bomfin Cecchini, no qual ela discorre sobre demandas mais urgentes de inovação da atualidade, a partir de premissas como: compromisso inegociável com a solução real dos problemas (dos clientes ou do mundo), consistência conceitual e energia para dinamizar pessoas e ideias.

Já no terceiro texto, “Da notícia ao conteúdo de causa: seis tendências que estão mudando o jornalismo”, assinado por Marcelo Vieira, jornalista, especialista em storytelling, grandes reportagens e sustentabilidade, articula depoimentos de pessoas que têm pensado as áreas de jornalismo, ativismo e entretenimento no contexto de transformação gerada pelas mídias sociais e pelas diversas formas de ativismo que conjugam o social e digital. Vieira entrevista o professor e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo Fábio Malini que explora o efeito da produção dessas novas narrativas independentes, possibilitada e fomentada pela internet e pelas redes sociais. “Novos modos de consumo, produção, distribuição de notícias rearranjam a relação da audiência e da sua criticidade sobre os conteúdos circulados pelos meios de comunicação de massa. O consumo de informação é readequado para um processo sem intermédio, no qual o público lida diretamente com aquilo que quer ler, ouvir, ver e se engaja nessas publicações e experiencias de mídia”, conclui Malini a partir da entrevista concedida ao trendbook na qual apresenta cases de meios de comunicação independentes e engajados em causas sociais específicas.

O trendbook tem estará disponível no site da Juntos (http://agenciajuntos.com.br/) a partir de 18 maio.

Sobre a Juntos – A Juntos é uma agência com foco na comunicação por propósito e no engajamento em causas de impacto social. Criada em 2016, a partir da união entre a jornalista Marta Porto com Beth Garcia, Sérgio Pugliese e Germana Costa Moura, sócios da Approach Comunicação, a Juntos atende a marcas e instituições que querem se reposicionar como agentes em um mundo em transformação. Com a interpretação de tendências culturais, a equipe liderada pela jornalista Marta Porto cria projetos de comunicação, publicidade social, treinamentos de imersão e publicações. Essas soluções permitem às organizações um melhor posicionamento, diálogo e expressão em um mundo complexo e polifônico, com contribuições efetivas para a sociedade. (#Envolverde)