ODS1

TOMRA Mining inova com solução exclusiva de classificação de minério para partículas finas por XRT

A TOMRA Mining lançou um novo módulo de ejeção para seu comprovado classificador COM Tertiary XRT, desenvolvido especificamente para a classificação de partículas de tamanhos pequenos. O classificador COM Tertiary XRT Fines, apresentando o novo módulo TS100C e a mais recente unidade de processamento de imagem, é capaz de classificar partículas com tamanhos mínimo de até 4 mm em aplicações de alta capacidade com eficiência energética significativa, oferecendo um produto de alta qualidade com baixos custos operacionais. Testes de campo mostraram que ele pode oferecer uma redução de 70% no uso de energia em escala de produção.

Classificando partículas de tamanho reduzido para agregar valor ao processo

O novo módulo de ejeção de alta resolução, TS100C, apresenta um novo tipo de ejetor quatro vezes mais rápido. Juntamente com a nova unidade de processamento de imagem de alto desempenho, ele oferece maior precisão na classificação de partículas finas em altas taxas de processamento. O projeto mecânico do classificador também foi aprimorado com a introdução de uma nova placa divisora e equipamentos de calibração mais precisos para garantir maior precisão no alinhamento entre os sistemas de detecção e ejeção necessários para partículas de menor tamanho.

O módulo de ejeção rápido e altamente preciso usa significativamente menos ar comprimido para ejetar as partículas e reduz drasticamente o consumo de energia. Um extenso trabalho de teste foi realizado no Centro de Testes da TOMRA, tanto com misturas de materiais artificiais quanto com amostras reais. Os testes mostraram uma redução espetacular no consumo de ar em comparação com os padrões da indústria, bem como uma melhoria de aproximadamente 15% na pureza do produto. Com a conseqüente redução nos custos operacionais, a classificação de partículas finas de  até 4 mm com o classificador COM Tertiary XRT Fines não é apenas viável, mas agrega valor ao
processo.


“Estamos recebendo um número cada vez maior de solicitações de clientes para classificar partículas menores”, comenta Ines Hartwig, Diretora de Gerenciamento de Produtos da TOMRA Mining. “Um dos maiores fatores de custo operacional na classificação baseada em sensores é a energia usada para o ar comprimido dos ejetores. O novo módulo de ejeção TS100C aborda com sucesso esse problema e fornece uma solução eficaz para essa demanda crescente. É uma invenção inovadorapara criar produtos de maior valor e reduzir a perda de produtos”.

Experimentado e testado na produção industrial

Para obter experiência de campo no novo módulo de ejeção, a TOMRA fez parceria com um cliente que opera um COM Tertiary XRT para produzir magnesita de alta qualidade por mais de dois anos. O classificador remove até 50% de material de baixo teor e resíduos da alimentação de magnesita bruta, com tamanhos de partícula variando de 10 a 35 mm a cerca de 20 t/h.

“Depois de realizar o trabalho de teste com o módulo de ejeção TS100C no TOMRA Test Center, estávamos confiantes de que seria muito benéfico para este cliente”, explica Ines Hartwig. “Mostramos a eles os resultados do teste e descrevemos os benefícios que esperávamos que o módulo oferecesse. Assim que viram a possível redução no uso de ar comprimido e a consequente economia de custos, ficaram muito interessados em fazer o teste de campo!”

O cliente completou vários testes, documentando cuidadosamente a economia de energia e a eficiência de classificação. Os resultados foram notáveis: uma redução de 70% no consumo de ar com um aumento na recuperação do produto com menor arrasto do minério para o rejeito, produzindo a mesma qualidade de produto e com aumento de capacidade variando de 20 a 30t/h com resultados comparáveis.

Experimente a classificação de partículas finas em primeira mão

O classificador COM Tertiary XRT Fines com o novo módulo de ejeção TS100C foi instalado no Centro de Testes da TOMRA em Wedel, Alemanha e está pronto para executar testes para clientes em amostras de materiais de suas minas. Os operadores de mineração podem acompanhar os testes online ou vivenciar em primeira mão no Centro de Testes.

Sobre a TOMRA Mining
TOMRA Sorting Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação baseadas em sensores para as indústrias globais de processamento mineral e mineração.

Como líder mundial no mercado de classificação de minério com base em sensores, a TOMRA é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia de ponta para resistir a ambientes severos de mineração. A TOMRA mantém seu foco rigoroso em qualidade e pensamento voltado para o futuro com tecnologia sob medida para mineração.

Sobre a TOMRA
A TOMRA foi fundada com uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda e máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas. Hoje, a TOMRA fornece soluções lideradas por tecnologia que permitem a economia circular com sistemas avançados de coleta e classificação que otimizam a recuperação de recursos e minimizam o desperdício nas indústrias de alimentos, reciclagem e mineração.

A TOMRA tem aproximadamente 100.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo e teve receitas totais de aproximadamente 10,9 bilhões de NOK em 2021. O Grupo emprega aproximadamente 4.600 globalmente e está publicamente listado na Bolsa de Valores de Oslo (OSE: TOM). Para obter mais informações sobre a TOMRA, consulte www.tomra.com. Para mais informação sobre a TOMRA Sorting Mining visite: www.tomra.com/mining ou nos siga noLinkedIn, Twitter or Facebook.

#Envolverde