ODS12

Reciclagem que Educa: Instrumentos de escrita usados podem ajudar uma escola pública a ganhar um ano de material escolar

Times de coleta que enviarem mais instrumentos de escrita para a reciclagem receberão pontuação bônus e poderão indicar uma escola pública para receber a premiação de centenas de materiais escolares
Com o fim do ano letivo e a chegada das férias, muitos estudantes e pais aproveitam para fazer uma faxina nos armários e tirar tudo aquilo que não serve mais. Com esse hábito, talvez você já tenha percebido a quantidade de canetas, canetinhas, lápis, marcadores de texto, borrachas e apontadores que são descartados todos os anos e jogados no lixo comum, sem nenhuma possibilidade de receberem um destino mais sustentável. Pensando nisso, desde 2012, a Faber-Castell, em parceria com a TerraCycle, disponibiliza um Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita contínuo e totalmente gratuito para os consumidores que desejam garantir uma destinação ambientalmente adequada destes materiais.
O Programa já conta com mais de 4.600 pontos de coleta e ainda oferece aos participantes a oportunidade de acumular pontos por unidade de instrumento de escrita coletada e enviada para reciclagem, que podem ser convertidos em doações financeiras para instituições sem fins lucrativos e escolas públicas da escolha do time de coleta. Até o momento, já foram enviados mais de 1,8 milhão de materiais de escrita para e reciclagem e arrecadados mais de 44 mil reais em doações. Além disso, todos os anos o Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell abre o Concurso Faxina nos Armários, que premia escolas públicas com um ano de material escolar e contempla os times que mais enviarem instrumentos de escrita durante a vigência do concurso com pontuação bônus. No início de 2020, será aberta a 8ª edição do Faxina nos Armários com validade em todo o território nacional.
Para participar, é necessário se cadastrar em http://www.terracycle.com.br, se inscrever no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell) e começar a coletar. Para realizar o envio gratuitamente pelos Correios, o consumidor deve acessar a página do Programa no site da TerraCycle, gerar uma etiqueta de envio pré-paga e levar a caixa de instrumentos de escrita com a etiqueta até a agência mais próxima. Somente os materiais recebidos e computados durante a vigência do Concurso Faxina nos Armários – 01 de março a 31 de maio de 2020 concorrerão às premiações. Para garantir sua participação, é importante observar que a remessa leva de 3 a 5 semanas – contados da data de postagem – para ser recebida e computada no sistema pela TerraCycle. Também vale ressaltar que o programa permanece vigente mesmo após o término da ação, com a pontuação regular por unidade de resíduo enviada.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 7 bilhões de embalagens em matéria-prima novos produtos. Por meio de seus programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 80 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental, que não só viabiliza o tratamento ambientalmente correto dos resíduos, como também promove doações a instituições sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes. Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, Scotch-Brite, L’OR, Pilão, Melitta e Hasbro que patrocinam Programas Nacionais de Reciclagem para seus produtos e embalagens.
Em janeiro de 2019, a TerraCycle lançou o Loop, o primeiro e-commerce de produtos de consumo com embalagens duráveis e retornáveis. A iniciativa que já foi implementada em algumas cidades dos Estados Unidos e em Paris na França chegará em breve ao Japão, Alemanha, Londres (Inglaterra) e Toronto (Canadá). O Loop tem como parceiras as gigantes Nestlé, Unilever, P&G, PepsiCo, Danone, Mars Petcare, Coca Cola, Mondelez Internacional, entre outras. O e-commerce aplica o conceito de economia circular que permitirá aos consumidores adquirirem produtos de suas marcas preferidas em embalagens duráveis que serão devolvidas aos fabricantes após o uso gerando lixo zero em compras do cotidiano.
Sobre a Faber-Castell
Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira reflorestada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 2 bilhões de EcoLápis por ano. Com mais de 70 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfólio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010.
#Envolverde