ODS12

Volvo investe na retirada de materiais plásticos das praias

Colaboradores da Volvo Cars em todo o mundo participam de uma iniciativa global de limpeza de praias para aumentar a conscientização e combater a poluição plástica nos oceanos.

Mais de 850 colaboradores da marca e de seus concessionários em 16 países deixaram suas atividades diárias de trabalho para recolher o lixo em prol do Dia Mundial do Ambiente e da campanha das Nações Unidas de despoluição dos mares.

Desde que começou, em 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente é dedicado a ações para cuidar do planeta. O tema deste ano é “Vencer a Poluição Plástica”. De acordo com o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mais de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos todos os anos. Se nada for feito para minimizar essa situação, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos.

A Volvo Cars orgulha-se de mobilizar sua força de trabalho para apoiar a campanha Mares Limpos e ajudar no projeto Turn The Tide On Plastic. Essa iniciativa é uma extensão de sua campanha Praias Limpas, em andamento desde o início da Volvo Ocean Race, em outubro de 2017. Até o momento, mais de 600 funcionários participaram da ação nas paradas da regata em todos os continentes, bem como nas proximidades dos escritórios e instalações da empresa.

No mês passado, a Volvo Cars agiu dentro de suas próprias operações para erradicar os plásticos descartáveis de suas instalações e eventos até o final de 2019. O compromisso é de substituir mais de 20 milhões de itens descartáveis de plástico por produtos biodegradáveis feitos de papel, celulose e madeira.

Durante a etapa de Itajaí (SC) da Volvo Ocean Race, realizada em abril, parceiros e colaboradores se uniram ao CEO mundial da marca sueca, Hakan Samuelsson, para limpar umas das praias da região. Após uma hora e meia de atividade, mais de 11 kg de resíduos plásticos, metálicos e de vidro foram recolhidos. O vídeo dessa iniciativa está disponível para download no seguinte link: http://we.tl/dOr5R4hqnH (crédito: Fullpower).

Em 2017, a empresa foi a primeira no setor automotivo a anunciar o compromisso de eletrificar todos os novos carros lançados a partir de 2019. No mês passado, a fabricante reforçou essa estratégia afirmando que os carros totalmente elétricos devem representar 50% de suas vendas globais até 2025.

Em termos de produção, a Volvo Cars pretende ter operações neutras em relação ao clima até 2025. Em janeiro de 2018, a fábrica de motores em Skövde, na Suécia, tornou-se sua primeira instalação neutra em relação ao clima. (#Envolverde)