Além de binóculos e câmeras fotográficas, paciência e atenção também são exigidos para quem decide se tornar um observador de aves. A prática, também conhecida como birdwatching, é bastante difundida na Inglaterra e nos Estados Unidos e tem ganhado adeptos no Brasil – segundo país do mundo com maior diversidade de aves, ficando atrás somente da Colômbia. Mesmo sendo menos conhecida por aqui, a sua popularização tem trazido benefícios à ciência, aos seus praticantes e à natureza, a exemplo do Big Day Brasil, evento onde as pessoas reservam a data para observar aves e postar suas listas na plataforma digital eBird. Neste ano, o encontro será realizado no dia 28 de outubro no Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai e a ideia é observar o maior número de espécies de aves em 24 horas. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS15
ODS15
ODS15 - Observação de aves não é somente para especialistas
Ver mais
ODS 15
É preciso confiar na semente guardada no silêncio da terra
Estamos no outono no Hemisfério Sul, mas, na Amazônia, vivemos o fim do inverno. O outono é a travessia iniciada pelo equinócio de março, entre os dias 20 e 21, quando o Sol voltou a iluminar diretamente o Equador.
Ver mais
ODS 15
Ecologia das plantas sagradas
𝗦𝗮𝗺𝘆𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼 - 28 de abril, é o Dia Nacional da Caatinga, o bioma predominante no nordeste brasileiro. Apesar do clima típico do semi-árido, e das secas severas, o bioma apresenta uma rica biodiversidade, exemplo de resiliência.
Ver mais
ODS 15
Pupy deixou seu recinto no Ecoparque Porteño e se mudou para o santuário de elefantes no Brasil
Pupy, está em viagem para a liberdade, a elefanta que durante anos foi tristemente uma figura icônica do Ecoparque Porteño, iniciou uma jornada rumo ao seu novo lar: o Santuário de Elefantes do Brasil.
Ver mais
ODS 15
UFOPA mapeia 619 árvores em seu campus com potencial para parque urbano
𝗽𝗼𝗿 𝗣𝗮𝘁𝗿í𝗰𝗶𝗮 𝗞𝗮𝗹𝗶𝗹 - Levantamento revela diversidade de espécies e o valor ecológico do campus da UFOPA diante da expansão urbana de Santarém.
Ver mais
ODS 15
Subida do nível do mar compromete o futuro das aves migratórias
Cientistas do Brasil e Portugal alertam que a transgressão marinha e a compactação de planícies de maré no Amapá reduzem o alimento para aves migratórias, aumentando seu risco de extinção.
Ver mais
ODS 15
Brasil tem 3.943 minas abandonadas e sem recuperação ambiental e social
Enquanto se projeta um boom de investimentos para a exploração de minerais estratégicos, novo estudo do Instituto Escolhas revela que o setor mineral ainda falha em sua obrigação de recuperar as áreas dos empreendimentos.