Quando são expostas em laboratório a concentrações comparáveis de poluentes encontrada na atmosfera amazônica em época de queimadas, células do pulmão humano sofrem severos danos em seu DNA e param de se dividir. Após 72 horas de exposição, mais de 30% das células em cultura já estão mortas. O principal responsável pelo estrago? Ao que tudo indica é o reteno, um composto químico pertencente à classe dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs). As conclusões são de um estudo publicado na revista Scientific Reports por um grupo de pesquisadores brasileiros. Enquanto na cultura controle apenas 2% das células haviam morrido por necrose após 72 horas, na cultura tratada com os poluentes o índice chegou a 33%. O pode ser lido em: www.nature.com/articles/s41598-017-11024-3 . (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS15
ODS15
ODS15 - Poluentes de queimadas causam dano ao DNA
Ver mais
ODS 15
“Roça sem fogo”: comunidades rurais e Indígenas lideram revolução agrícola
Cerca de 200 produtores rurais já foram capacitados, com apouo do Sebrae no Pará, duplicando produção agrícola e aumentando em 400% a produção de mandioca e grãos com uso de novas práticas no campo.
Ver mais
ODS 15
Nota do Ministério do Meio Ambiente sobre decisão do CADE sobre a Moratória da Soja
O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) resolveu, depois de 20 anos de absoluto sucesso da Moratória da Soja para conter o desmatamento no Brasil, decidir que o acordo vai contra as práticas de livre concorrência. Esse absurdo não leva em consideração os resultados positivos da Moratória sobre a preservação de áreas naturais. E. nos últimos 20 anos, a produção brasileira cresceu, mesmo sem avançar sobre a natureza virgem.
Ver mais
ODS 15
O relógio do fim do mundo
𝗗𝗮𝗹 𝗠𝗮𝗿𝗰𝗼𝗻𝗱𝗲𝘀 - Houve um tempo em que os segundo do relógio do fim do mundo se sucediam por conta de crises nucleares. Agora é por conta da crise climática, qual será a próxima crise a acelerar o fim do mundo para os humanos?
Ver mais
ODS 15
Quem nunca?
𝗦𝗮𝗺𝘆𝗿𝗮 𝗖𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼 - Quem nunca tentou adiar um dia, uma decisão, uma obrigação? Adiar, procrastinar é humano. Nossa tosca tentativa de enganar o tempo ou a nós mesmos.
Ver mais
ODS 15
Nova lei ambiental terceiriza proteção do bosque ao lenhador
Edson Capoano - Podemos realmente confiar naqueles que exploram os recursos naturais para serem também seus protetores? No Brasil, essa metáfora ganha contornos de realidade com a recente aprovação da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que propõe uma flexibilização sem precedentes na fiscalização de projetos..
Ver mais
ODS 15
Minas poderá ter novo patrimônio da humanidade
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que conta com apoio do Instituto Ekos Brasil desde 2003, aguarda decisão da UNESCO em julho, às vésperas do aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação