ODS17

Comunidade pode consultar curadoria de projetos open source que promovem os Bens Públicos Digitais

Como o GitHub está ajudando pessoas desenvolvedoras a contribuírem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Em resposta aos desafios urgentes das mudanças climáticas e das desigualdades sociais, um número crescente de organizações e indivíduos estão se dedicando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O GitHub, a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo, anuncia o For Good First Issue, um espaço inovador que possibilita a descoberta de projetos open source alinhados com a agenda dos ODS.

As organizações sem fins lucrativos operam com recursos limitados, fator muitas vezes impeditivo para a obtenção de soluções tecnológicas para enfrentar os desafios sociais. No entanto, essa carência pode ser suprida com o apoio de pessoas desenvolvedoras dispostas a contribuir para boas causas. Dados recentes do relatório State of the Octoverse do GitHub revelaram que o Brasil possui uma comunidade de 4,3 milhões de pessoas na plataforma. Apesar desse número impressionante, as pessoas desenvolvedoras relatam ter dificuldade em encontrar projetos alinhados com o impacto social.

O For Good First Issue vem para abordar essa necessidade, permitindo que mais pessoas colaborem em projetos open source que impulsionam a mudança social. Os projetos estão focados nos Bens Públicos Digitais, que, de acordo com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, englobam “software open source, dados abertos, modelos de IA abertos, padrões abertos e conteúdo aberto que respeitam as leis de privacidade e outras leis e melhores práticas aplicáveis, [e] não causam danos”, e que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“O For Good First Issue é a porta de entrada para contribuições significativas, preenchendo a lacuna que faltava entre habilidades e impacto social. O espaço colaborativo abrirá o caminho para que pessoas desenvolvedoras codifiquem com propósito, impulsionando o impacto social e avançando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, diz Julio Viana, Gerente Regional do GitHub no Brasil.

A seleção da lista abrange desde o combate às mudanças climáticas até a fome mundial, permitindo que as pessoas desenvolvedoras encontrem projetos alinhados com seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável preferido. Um dos exemplos de projeto é o  ‘human-essentials’, um sistema de gestão de inventário para bancos de fraldas, incontinência e suprimentos para o período menstrual, auxiliando na distribuição, rastreamento de inventário e análises. Assim como qualquer organização sem fins lucrativos, os bancos de itens essenciais também precisam fazer relatórios e ter informações operacionais do dia a dia. Este aplicativo visa atender a essas necessidades e facilitar as operações gerais dos Bancos de Fraldas. Mais de 200 bancos registrados nos EUA se beneficiam do programa sem custo, apoiando mais de 3 milhões de crianças com fraldas e mais de 400 mil pessoas com suprimentos para o período menstrual. Até agora, mais de 280 pessoas desenvolvedoras já contribuíram com o projeto.

“A vasta comunidade do GitHub, com mais de 100 milhões de pessoas desenvolvedoras pelo mundo, possui um potencial imenso. O ‘For Good First Issue’ capacita esses especialistas a enfrentar desafios sociais dentro de suas paixões, fomentando uma mudança impactante. Como a lista pode ser retroalimentada, os desenvolvedores alinhados à causa podem sugerir projetos para inclusão no repositório, ampliando ainda mais o impacto social”, acrescenta Sid Espinosa, Líder de Impacto Social do GitHub.

Para aqueles que desejam saber mais sobre os projetos disponíveis no ‘The Good First Issue’, basta acessar forgoodfirstissue.github.com/.

Sobre o GitHub  

Como o lar global de todos os desenvolvedores, o GitHub é a principal plataforma de pessoas desenvolvedoras impulsionada por IA do mundo para criarem, escalarem e fornecerem software seguro. Mais de 100 milhões de pessoas, incluindo desenvolvedores de 90 empresas listadas na Fortune 100, utilizam o GitHub para construir coisas incríveis juntos em mais de 330 milhões de repositórios. Com todos os recursos colaborativos do GitHub, nunca foi tão fácil para indivíduos e equipes escreverem códigos melhores e mais rápidos.