ODS2

Combater a insegurança alimentar, uma prioridade ESG da Kraft Heinz para a América Latina

Em 2023, a empresa realizou uma agenda de atividades de impacto social como doações e arrecadação de alimentos para promover o desenvolvimento nas comunidades onde atua

O último relatório das Nações Unidas indica que 37,5% da população, ou cerca de 247,5 milhões de latino-americanos, vivem em situação de insegurança alimentar moderada ou grave. Diante desta realidade, liderar o combate à insegurança alimentar na América Latina tornou-se uma das principais ambições da Kraft Heinz, uma das maiores indústrias alimentícias do mundo, dona de mais de 200 marcas, produzidas em diferentes 40 países. A empresa vive uma fase de expansão sem precedentes nos países da América Latina, onde além dos negócios, vem adotando iniciativas robustas de contribuição social sob uma narrativa especialmente criada para a região.

O compromisso assumido pela empresa na América Latina de “Alimentar um Futuro com Mais Sabor” reflete o propósito global nos pilares de negócios, pessoas e impacto. Por meio dele, a Kraft Heinz promove um futuro alimentar mais justo nas comunidades onde está presente com ações em temas como Diversidade e Inclusão, Nutrição e Economia Circular.

“Quando se fala da América Latina, hoje, muito provavelmente, a fome e a insegurança alimentar aparecem na base dos obstáculos ao desenvolvimento social, econômico e ambiental. Desde quando esse problema não tinha tanta visibilidade quanto agora, na Kraft Heinz sentimos o dever de propor ideias para mitigá-lo, com a mesma energia com que trabalhamos diariamente para impulsionar a empresa”, comentou Renan Cremonesi, Head LATAM de ESG na Kraft Heinz.

No total, a Kraft Heinz já destinou cerca de 543,66 mil quilos de alimentos a milhares de famílias carenciadas da região através de uma grande plataforma de doações, ao mesmo tempo que desenvolve programas específicos com mais de 300 meninos e meninas.

“A nossa ambição é deixar um legado de benefícios nutricionais, por meio de oficinas de formação para líderes comunitários, e acompanhamento periódico das crianças, para que possamos avaliar o progresso e garantir a eficácia dos nossos esforços”, concluiu Cremonesi.

Pelo continente, a Kraft Heinz mantém bases operacionais no Brasil, México, South América (com os países Chile, Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Paraguai e Uruguai), CARICAM (Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Panamá e Caribe) e Venezuela. Em cada região, as equipes participam de atividades voltadas para populações de baixa renda, que não têm condições de adquirir alimentos saudáveis e de alto valor nutricional.

PLATAFORMA DE DOAÇÕES DE ALIMENTOS I DIVERSOS PAÍSES

A iniciativa de doações começou com o movimento #ComidaNãoPodeFaltar, criado pela Kraft Heinz, em 2020, no Brasil. Como parte do movimento, a empresa implementou, em parceria com a plataforma Comida Invisível, o projeto piloto “Nerópolis sem desperdício de alimentos”, que reuniu outros produtores, empreendedores locais e redes educativas, na cidade de Nerópolis, no estado de Goiás, onde existem duas plantas industriais da Kraft Heinz Brasil.

Com sucesso no Brasil, a iniciativa foi replicada em outros países onde a Kraft Heinz mantém fábricas e escritórios. Do início de 2023 ao fim de novembro, a empresa já doou, considerando o volume destinado a comunidades de Brasil, Chile, México, Costa Rica e Venezuela.

  • Brasil: 285 toneladas para ONG’s (CUFA, ASBEM, AMP, Etc) e outras 80 toneladas via comida invisível
  • Chile: 95,42 toneladas, com a Red de Alimentos;
  • México: 45,60 toneladas, com o Banco Diocesano de Alimentos de Jalisco;
  • Costa Rica: 21,28 toneladas, com o Banco de Alimentos;
  • Venezuela: 16,36 kilos, com a Fundación Manos Amigas, Consejo Communal la Capilla, Semilitas Sagrado Corazón de María, Fundación Esperanza de Vida entre outros.

HORTAS COMUNITÁRIAS – KRAFT HEINZ SOUTH AMERICA (CHILE)

Para proporcionar alimentos saudáveis e de melhor qualidade a uma população local de baixa renda, no Chile, a equipe da Kraft Heinz iniciou em outubro um projeto de agricultura sustentável com a instituição Huertas Comunitárias, que consiste na construção de hortas, na Villa Salvador Dalí, no município de La Pintana, região metropolitana da capital federal ,Santiago.

A ação inicial reuniu a equipe local da Kraft Heinz, de forma voluntária, incluindo o CEO da América do Sul, Joshua Doyle, e os executivos Miguel Cervantes, Santiago Chacon, George Buneder e Elizabeth Varela. O projeto terá outras duas fases nos próximos meses: implementação e monitoramento das atividades. O programa inclui doações de alimentos e alimentação mais saudável para a comunidade local, além de oficinas de capacitação nutricional para lideranças locais.

LIFTING HANDS I KRAFT HEINZ CARICAM (COSTA RICA)

Na Costa Rica, 150 crianças de duas escolas localizadas em Pavas, região da capital federal San José, onde a Kraft Heinz mantém sua sede operacional, serão beneficiadas por um programa de assistência focado em garantir nutrição e desenvolvimento adequado. A iniciativa é liderada por voluntários de empresas do país em conjunto com a Lifting Hands Foundation, e continuará até o final deste ano.

Desde agosto, vem sendo realizado a nível local um projeto dedicado à renovação e recuperação de instalações escolares, além do cadastramento das crianças beneficiárias, que incluiu também a tomada de medidas corporativas, de forma a permitir a avaliação da eficiência do projeto. A programação prevista proporcionará às famílias oficinas e orientação profissional sobre hábitos saudáveis, incluindo hidratação, além de nutrição, atividade física e sistemas de som adequados.

HEINZ SABOR QUE INSPIRA I KRAFT HEINZ MÉXICO 

A equipe da Kraft Heinz do México se mobiliza junto com a Fundação Dibujando un Mañana, entidade especializada em vincular e criar redes para promover o desenvolvimento social no país, para conduzir um programa que visa a melhorar o estado nutricional de meninas, meninos, adolescentes e jovens em situação vulnerável, em Guadalajara, no Estado de Jalisco, onde está localizada a fábrica da empresa no México.

Iniciado em outubro, o projeto se chama Heinz Sabor que Inspira, e inclui a distribuição de mochilas com alimentos às crianças, além de outras doações periódicas e uma série de atividades de educação nutricional e acompanhamento dos beneficiários junto aos seus familiares, a fim de proporcionar impacto na saúde dessa população a longo prazo.

DIA DE LIMPEZA DE PRAIAS I HEINZ VENEZUELA 

Procurando cuidar do meio ambiente, no mês de outubro, no Dia da Limpeza de Praias, em conjunto com a Fundação de Defesa da Natureza (FUDENA), a Heinz Venezuela enfrentou o desafio de cuidar do meio ambiente e deixar uma marca positiva no mundo. Foi um dia cheio de ação, parceria e um propósito comum. Participaram 50 funcionários da organização, entre eles Andrés Gómez, presidente da Heinz Venezuela, gerentes e analistas. Além disso, tornaram a vida mais deliciosa para mais de 300 pessoas de uma comunidade em Tucacas, entre crianças, idosos e deficientes.

Sobre a Kraft Heinz

A Kraft Heinz Company está conduzindo uma transformação por meio de seu propósito Let’s make life delicious. Os consumidores estão no centro de tudo o que a companhia faz e Kraft Heinz está comprometida com o crescimento de suas marcas icônicas e emergentes de alimentos e bebidas em uma escala global. A companhia alavancou escala e agilidade para desencadear todo o poder de Kraft Heinz por meio de um portfólio de plataformas de produtos voltados para o consumidor. Formada por cidadãos globais, a companhia se dedica a fazer um impacto sustentável e ético no mundo, enquanto ajuda a alimentar as pessoas de forma saudável e responsável. Saiba mais sobre a jornada da Kraft Heinz Company visitando kraftheinzcompany܂com ou seguindo-nos no LinkedIn

(Envolverde)