Educação sustentável na prática

_MG_3940

No último sábado (30), o EMEF José Honório Rodrigues recebeu a ação voluntária de sustentabilidade do Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil com seus colaboradores. A iniciativa, realizada na escola pública da zona leste de São Paulo, atingiu cerca de 200 famílias e teve como objetivo incentivar a cultura de sustentabilidade na comunidade escolar.

O projeto sustentável contou com a presença de cerca de 270 voluntários entre colaboradores, amigos e equipe da escola. O local recebeu as instalações de uma cisterna com o objetivo de reaproveitar a água da chuva para regar a horta; bancos feitos com garrafas plásticas; brinquedos de madeira; horta; floreiras e jardim sensorial. Também foi realizada a revitalização dos muros e portões, construção de brinquedos com material reciclável, entre outras atividades.

A atividade beneficia a comunidade e os alunos, que têm a oportunidade de aprender e colocar em prática iniciativas sustentáveis. “As crianças terão uma educação com mais qualidade e a oportunidade de tornarem-se cidadãos cientes dos seus direitos e deveres”, afirma Rubens Vieira, diretor da escola.

No Rio de Janeiro 15 pessoas, entre colaboradores, amigos e familiares revitalizaram um berçário de mudas em Duque de Caixas (RJ). Assim que estiverem prontas as mudas serão plantadas em encostas da região, que tanto sofrem na época das chuvas com os deslizamentos.

_MG_3950O Banco de Tokyo-Mitsubishi UFJ Brasil tem a proposta de realizar ações sustentáveis com foco na comunidade e no meio ambiente, com o objetivo de promover crescimento mútuo e sustentável nos mais de 40 países em que atua. Cada sede tem autonomia para definir as ações que serão realizadas como, por exemplo, o reflorestamento de alguma área específica, construção de casas populares e atividades em escolas.

De acordo com o presidente Banco de Tokyo-Mitsubishi para a América Latina, Toshifumi Murata, ações como a que foi realizada na escola e no berçário de mudas serão reproduzidas em outros locais. “O conceito do projeto é a continuidade. Então no ano que vem realizaremos ações desse tipo em outra escola e em outro berçário”, completou Murata.