SP: alunos de escola pública realizam feira de profissões para jovens da comunidade

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Profª Maria Aparecida Ferreira (Mafe), em Poá, na grande São Paulo, realizaram no dia 19/9 a primeira edição do “Dia da Escolha”. A programação, organizada e promovida pelos próprios alunos e professores, contou com uma série de ações integradas a respeito das profissões, carreiras e ingresso no mercado de trabalho.

Estudantes das demais escolas da região foram convidados a participar do evento, que surgiu de uma iniciativa do Projeto Jovem de Futuro, cujo objetivo era incentivar os alunos da Mafe a planejar o “Dia da Escolha” em conjunto a outras escolas participantes do projeto. Ainda na elaboração, viram a possibilidade de envolver mais estudantes do que o previsto e acabaram expandindo a ação.

Segundo a professora de Física e Matemática, uma das organizadoras do evento, Mônica Maria Biancolin, o evento recebeu aproximadamente 800 estudantes. Há planos de expansão da atividade. “Muitos alunos da manhã não têm a possibilidade de vir à noite. A intenção é realizar uma segunda edição no período matutino para contemplar todos os alunos”, afirma Mônica.

Para organizar as atividades, os alunos recorreram a pesquisas sobre as profissões que reúnem mais interesses e dúvidas. Depois, produziram materiais informativos, confeccionando bunners que contam como é a vida acadêmica, quais são as perspectivas profissionais em cada área, além das principais ocupações e desafios no cotidiano de trabalho. Universidades da região também marcaram presença para falar sobre os processos seletivos e bolsas de estudo disponíveis.

As profissões foram divididas pelas áreas de atuação: Humanas, Exatas e Biológicas. Engenharia Civil e Química, Música e Arquitetura, Odontologia e Farmácia foram algumas das carreiras pesquisadas. Atividades lúdicas também tiveram espaço: os estudantes interessados em Moda compareceram caracterizados, além de terem produzido um folder sobre o assunto. Alunos responsáveis por tratar da Engenharia trouxeram instrumentos do dia a dia de trabalho, como planilhas hidráulicas e elétricas, além de curtas documentais.

Palestras

Duas palestras especiais estavam programadas para a noite. A primeira, elaborada para tirar dúvidas dos jovens sobre programas do governo relacionados ao ensino superior, como o Enem, o Sisu e o Prouni. A segunda, para compartilhar a experiência de um ex-aluno da escola, Cléber D’acosta Firmino, que se formou em Medicina em Cuba, e retornou recentemente para a comunidade – com o diploma reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

Para Kauan Vítor Gomes Lima, do segundo ano do ensino médio, este foi um dos momentos mais impactantes da noite. O estudante, que pretende cursar licenciatura em Filosofia, ficou surpreso com a trajetória do colega, que “veio de uma família pobre, estudou com livros velhos, tinha poucas chances de passar e agora volta depois de seis anos de formação em outro país”, ressaltou o jovem.

Outra estudante que participou das atividades, a aluna Mariângela Sagário da Silva, do primeiro ano do ensino médio, diz o quão importante foi pesquisar sobre Psicologia, área pela qual tem interesse. “Entrevistei a psicóloga da escola, descobri que é uma disciplina ampla e que a profissão contribui para o entendimento das pessoas entre si”, compartilhou a estudante.

* Publicado originalmente no site Portal Aprendiz.