[media-credit name=”Protus Onyango.” align=”alignright” width=”164″][/media-credit]
Soldados são acusados de graves violações dos direitos humanos contra as mulheres no Sudão do Sul.
Yuba, Sudão do Sul, 13/7/2011 – Ativistas humanitários pedem que as novas autoridades do Sudão do Sul cuidem do endêmico e devastador problema da violência contra as mulheres, tolerada neste país, oferecendo capacitação em direitos femininos, especialmente aos soldados. “Trabalhei com muitas mulheres e meninas vítimas de violência, que apanhavam de seus maridos ou foram violentadas por soldados rebeldes e sofrem em silêncio”, Loise Joel, responsável da organização Direitos Humanos para os Vulneráveis, no Estado de Equatoria Central, no Sudão do Sul.

Após 21 anos de guerra civil, é fundamental que o novo governo, que assumiu no dia 9, acelere os julgamentos por graves violações de direitos humanos, para dar esperanças aos sobreviventes. “A violência contra as mulheres é um problema perverso, devastador e tolerado neste país. É um legado da brutal guerra civil, durante a qual foi moeda corrente. A ajuda às sobreviventes é escassa”, afirmou Susan Purdin, supervisora de programas da Comissão Internacional de Resgate no Sudão do Sul.

As ameaças não desaparecem com a independência, pois continuam os confrontos étnicos e tribais. O próprio exército do Sudão do Sul é conhecido por seus métodos violentos para combater os rebeldes. “O Sudão do Sul nasceu em crise. A violência obriga o deslocamento de pessoas, coloca em perigo a vida dos civis vulneráveis, dificulta o acesso às comunidades mais necessitadas e a crise humanitária se agrava”, destacou Purdin.

Anim Yei foi sequestrada por soldados rebeldes, que a obrigaram a viver dois anos na selva, onde a violaram repetidas vezes. Segundo Purdin, o governo deve criar um tribunal para reunir informação sobre violações de direitos humanos contra as mulheres e punir os culpados. “É desumano falar sobre o que aconteceu comigo e outras pessoas vítimas da violência reinante em nosso país. O governo precisa criar uma comissão que garanta a segurança das vítimas para podermos falar sem medo”, afirmou Yei.

Ela não é a única. De todas as mulheres com as quais Louise Joel trabalhou, a maioria tem medo e não denuncia os abusos. “Temem represálias de seus maridos ou dos soldados. A sociedade também as despreza. É preciso explicar que são violações dos direitos humanos e que há tribunais para processar os responsáveis”, afirmou.

A violência de gênero é extremamente frequente no Sudão do Sul e a maioria das vítimas sofre em silêncio, afirma um estudo feito por Leora Ward, da Unidade de Proteção de Mulheres e Empoderamento Técnico, da Comissão Internacional de Resgate. Quase 52% das vítimas não apresentam denúncia. Há mais registros de abuso psicológico, 31% dos casos, seguido de violência física, 29%.

O estudo diz que a violência contra as mulheres também é resultado de enfrentamentos tribais e furto de gado. “O assassinato de mulheres e meninas costuma motivar represálias e deixar mais vítimas”, disse Ward. Contudo, agora acrescenta-se “o alto custo do dote”, acrescentou. Os homens que não podem pagar a quantia solicitada violam uma mulher para poderem casar com ela. O descontentamento pelo custo do dote os leva a tratarem suas mulheres como objeto de sua propriedade e a bater nelas, acrescentou.

Os problemas de segurança têm origem na violência econômica, no casamento precoce ou forçado, na violação conjugal, nas agressões conjugais e nos enfrentamentos tribais, diz o estudo da Comissão Internacional de Resgate. Há, ainda, uma carência generalizada de centros de saúde para as vítimas e as clínicas existentes não podem atender de forma adequada violações, gravidez não desejada e infecções com vírus HIV (causador da aids).

O governo deve prevenir, dissuadir e responder à violência e às ameaças contra as mulheres, disse Purdin. “São necessárias leis específicas para protegê-las. A educação feminina deve ser prioritária para que elas possam integrar o desenvolvimento comunitário do novo país. Isso permitirá diminuir a desigualdade de poder entre homens e mulheres”, acrescentou. “Temos casos de soldados que invadem as casas, levam as jovens, as violentam e as transformam em suas mulheres”, contou Lillian Omariba, diretora regional de mídia do Plano Internacional, organização que há sete anos trabalha no Sudão do Sul. Envolverde/IPS