Relatório do Banco Mundial aponta que os preços dos alimentos estão muito perto de seu pico máximo histórico, o que, para as pessoas mais pobres, que gastam boa parte de seu orçamento em comida, significa que está bastante pesado manter a família bem nutrida. Muitas políticas internacionais e nacionais já existem para tentar minimizar esse problema, mas para o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), vinculado ao banco, elas falham porque estão muito concentradas em apenas aumentar a produção e não em como trazer esses alimentos de forma mais barata para os habitantes das cidades. O documento destaca a relação entre a baixa renda das comunidades com a segurança alimentar. Como a compra de comida já ocupa boa parte do orçamento, qualquer aumento de preço é imediatamente sentido. Assim, qualquer interrupção na produção, transporte ou armazenamento de alimentos, seja causada pelo clima ou não, tem um grande impacto na qualidade de vida de bilhões de pessoas que vivem nos bolsões de pobreza das cidades. (Envolverde)
Ver mais
ODS 17
ONU alerta: o mundo não está cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Com menos de um quinto das metas caminhando na direção correta, o mundo não está conseguindo cumprir a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alerta novo relatório da ONU.
Ver mais
ODS 17
Mulheres 50+ redesenham o mercado de trabalho com alta nas taxas de emprego
Relatório marca avanço superior a 18% na empregabilidade de mulheres até 59 anos, com destaque para escolaridade, bagagem profissional e versatilidade.
Ver mais
ODS 12
Tratado de plásticos pode reduzir em 90% o plástico mal descartado
Regras globais que abrangem todo o ciclo de vida do plástico podem gerar uma economia de US$200 bilhões aos cofres públicos entre 2026 e 2040
Ver mais
ODS 16
A Corte Internacional de Justiça decide que os acordos climáticos internacionais são vinculativos
A CIJ também reforça o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, consagrado na Convenção do Clima da ONU, reconhecendo que os países desenvolvidos têm responsabilidades adicionais para assumir a liderança na mitigação, bem como fornecer financiamento e tecnologia
Ver mais
ODS 17
Veta Lula, não permita a venda do futuro por 30 moedas
𝗗𝗮𝗹 𝗠𝗮𝗿𝗰𝗼𝗻𝗱𝗲𝘀 - A aprovação do Projeto de Lei 2.159/2021, que promove o maior desmanche de políticas ambientais da história recente, dá ao presidente Lula a oportunidade de se redimir diante de seus eleitores e especialmente frente a seus interlocutores internacionais que estarão em Belém para a COP 30. Lula precisa vetar o PL do desmatamento e colocar todo o seu peso político para evitar que o Congresso derrube seu veto.
Ver mais
ODS 15
Nova lei ambiental terceiriza proteção do bosque ao lenhador
Edson Capoano - Podemos realmente confiar naqueles que exploram os recursos naturais para serem também seus protetores? No Brasil, essa metáfora ganha contornos de realidade com a recente aprovação da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que propõe uma flexibilização sem precedentes na fiscalização de projetos..
Ver mais
ODS 6
Programa Cisternas aposta em soluções comunitárias no Tapajós
Governo expande o programa que transforma cisternas em redes hidráulicas, energia solar e banheiros — tudo construído junto com as comunidades.