Relatório do Banco Mundial aponta que os preços dos alimentos estão muito perto de seu pico máximo histórico, o que, para as pessoas mais pobres, que gastam boa parte de seu orçamento em comida, significa que está bastante pesado manter a família bem nutrida. Muitas políticas internacionais e nacionais já existem para tentar minimizar esse problema, mas para o Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), vinculado ao banco, elas falham porque estão muito concentradas em apenas aumentar a produção e não em como trazer esses alimentos de forma mais barata para os habitantes das cidades. O documento destaca a relação entre a baixa renda das comunidades com a segurança alimentar. Como a compra de comida já ocupa boa parte do orçamento, qualquer aumento de preço é imediatamente sentido. Assim, qualquer interrupção na produção, transporte ou armazenamento de alimentos, seja causada pelo clima ou não, tem um grande impacto na qualidade de vida de bilhões de pessoas que vivem nos bolsões de pobreza das cidades. (Envolverde)
ODS 17
ONU alerta: o mundo não está cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Com menos de um quinto das metas caminhando na direção correta, o mundo não está conseguindo cumprir a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, alerta novo relatório da ONU.
ODS 5
Duas em cada 10 brasileiras já sofreram ameaça de morte de parceiros
Por Letycia Bond – Repórter da Agência Brasil No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram ameaçadas de morte por parceiros atuais ou ex-parceiros românticos e seis em cada dez conhecem alguma que vivenciou essa situação. Em ambos os casos, as mulheres negras (pretas e pardas) aparecem em maior número. Os dados são […]
ODS 3
Importância do autocuidado é tema da exposição Respira que acontece na Estação Tatuapé da CPTM, a partir de 27/11
O Projeto Respira, iniciativa apoiada pela Sandoz via Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresenta a exposição Respira na estação Tatuapé da CPTM, entre os meses de novembro e dezembro. O projeto nasceu com o propósito de estimular reflexões, diálogos e práticas relacionadas ao bem-estar e à qualidade de vida nas quatro regiões da cidade […]
ODS 7
ODS7 - Energia Limpa e Acessível - Rodrigo Sauaia
Para falar sobre o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível, o “Diálogos Envolverde – Maratona ODS” recebeu Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar. Sauaia afirmou que tem uma visão otimista para o Brasil em relação ao objetivo principal do ODS. Segundo ele, o uso excessivo de energias fósseis […]
ODS 6
Diálogos Setoriais IDS: Economia Verde – Saneamento Básico e Resíduos Sólidos (27/11)
Neste mês de novembro o tema dos Diálogos Setoriais, Saneamento e Resíduos Sólidos, é estruturante para o debate sobre desenvolvimento sustentável, uma vez que não há como uma sociedade se considerar desenvolvida sem equacionar a oferta de água potável e a coleta e tratamento de esgotos, assim como a coleta de resíduos e adequada destinação.
ODS 15
Projeto de regeneração da restinga na orla carioca é reconhecido pela UNESCO
O Projeto de Recuperação da Costa Brasileira, idealizado por Oskar Metsavaht, presidente e fundador do Instituto-E, alcançou um marco histórico em 2024. A restinga das praias de Ipanema e Leblon foi integrada ao Programa de Restauração Cidadã da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), destacando-se como um exemplo de conservação ambiental.
ODS 15
A importância das florestas e o papel dos setores público e privado
Por João Pedro Zorzi - As florestas desempenham um papel fundamental na regulação do clima e são essenciais para a manutenção do equilíbrio ecológico. Por isso, é necessário refletirmos sobre a importância das áreas verdes, considerando como podemos proteger e preservar esses ecossistemas vitais.