A Natura – multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza – apresenta os primeiros frascos com vidro reciclado pós-consumo do mercado brasileiro. Os primeiros frascos contêm em média 20% de sua massa constituída por vidro reciclado pós-consumo. Natura Humor, Kaiak clássico, Essencial masculino clássico e Natura Ekos Frescor foram as primeiras marcas escolhidas para serem comercializados com as embalagens mais sustentáveis. A expectativa é que ao longo dos próximos anos o material vá sendo introduzido em outras submarcas. Os benefícios ambientais dessa substituição são expressivos. A incorporação de vidro reciclado nas embalagens dos perfumes reduz a emissão de CO2 em 357 tCO2/ano, o equivalente à situação hipotética de um carro de passeio à gasolina dar 65 voltas na terra (deslocamento por volta de 2,6 milhões de km). Além disso, na primeira etapa desta iniciativa foram utilizadas aproximadamente 472 toneladas de vidro reciclado, o que evita o descarte de material equivalente a 1,368 milhão de garrafas de 600ml (com peso de 0,345 kg cada). (Envolverde)
ODS 15
De forma inédita, DNAs de pássaros são utilizados como “cápsulas do tempo” e revelam dados importantes sobre as mudanças climáticas que ocorreram na Amazônia nos últimos 400 mil anos
Pesquisa inédita foi liderada pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV-DS) e contou com a participação de cientistas brasileiros e canadenses
ODS 15
Projeto Berço das Águas apoia gestão territorial de povos indígenas de MT
Povos Rikbaktsa e Apiaká são os protagonistas da quarta edição do projeto
ODS 12
WWF: Tratado global de poluição por plásticos está na encruzilhada entre o sucesso e o fracasso
Com apenas duas rodadas de negociações restantes, o INC-4, que começou ontem no Canadá, é um momento decisivo e os governos devem chegar a um acordo sobre as principais medidas globais que terão o maior impacto para acabar com a poluição plástica
ODS 7
Assinaturas de energia solar dobram em São Paulo e Paraná no último ano
Crescimento é fruto do plano de expansão da companhia Sun Mobi, que ampliou sua área de cobertura nos estados de São Paulo e Paraná
ODS 13
O comércio de carbono pode impedir o aquecimento global?
CO2
Arquivo
"A Terra cansa". Entrevista com Ailton Krenak
“A terra cansa. É burrice suicida pensar o desenvolvimento sem integrar os direitos da terra”. É burrice suicida pensar o desenvolvimento sem integrar os direitos da terra, aponta o pensador indígena. O Brasil não pode se condenar a ser a imitação miserável de países ricos. “A terra cansa”, diz ele, “uma hora ela não responderá mais”. A […]