Facetas de mulheres no futebol, sob o olhar de onze fotógrafas

Foto: Bel Pedrosa
Foto: Bel Pedrosa

 

Jogar futebol é uma prática, na sua maioria, masculina, embora já seja expressiva a quantidade de mulheres adeptas desse esporte que está em evidência no mundo inteiro neste momento por conta da Copa da FIFA.

A presença do sexo feminino nas torcidas organizadas e nas arquibancadas é notória, como também é possível constatar uma importante participação de garotas trabalhando como repórteres, comentaristas e apresentadoras de programas dedicados à essa paixão nacional.

Aproveitando que a “gorduchinha” encontra-se na boca de milhões de admiradores, e buscando apresentar situações realistas do universo futebolístico, o Centro Cultural São Paulo nos oferece a exposição fotográfica “As Donas da Bola”, um conjunto de registros contundentes sobre como o futebol está impregnado nas distintas realidades femininas e em diferentes regiões do Brasil.

Os olhares atentos de onze fotógrafas produziram um mosaico valioso que traz à tona curiosidades como um campeonato disputado por índias, as peladas jogadas pelo time de freiras; flagrantes de futebol de praia e de várzeas espalhadas nas periferias do nosso País, dentre tantas outras imagens clicadas, as quais misturam beleza, precisão, drama, raça, paixão e, principalmente, vivências.

A mostra configura-se como um trabalho cuidadoso que joga luzes em facetas pouco vistas desse esporte que movimenta multidões e os seus mais diversos sentimentos. Vale a pena conferir! Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço:

As Donas da Bola

Centro Cultural São Paulo, Piso Caio Graco, até 13 de julho de 2014

Curadoria: Diógenes Moura

Fotógrafas: Ana Araujo, Ana Carolina Fernandes, Bel Pedrosa, Eliária Andrade, Evelyn Ruman, Luciana Whitaker,       Luludi Melo, Márcia Zoet, Marlene Bergamo, Mônica Zarattini, Nair Benedicto

Produção: Sýn Criativa

Apoio: f2.8, Prefeitura de São Paulo – Cultura, Centro Cultural São Paulo

Patrocínio: Caixa e Petrobras

Saiba mais em: www.asdonasdabola.com.br

 

* Leno F. Silva escreve semanalmente para Envolverde. É sócio-diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. É diretor do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, membro-fundador da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, e da Kultafro – rede de empreendedores, artistas e produtores de cultura negra. Foi diretor executivo de sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.