Quais sentimentos nos faz movimentar na vida?

Praia-do-futuroNão conheço a Praia do Futuro, mas nos anos 1980/90 ela virou uma importante atração turística por ser um paraíso bruto e pouco frequentado. Um lugar a desvendar e que, provavelmente, deve ter sido cenário de muitas aventuras sentimentais.

Foi lá que o diretor Karim Aïnouz decidiu retratar sua mais recente ficção cinematográfica, numa produção que conecta países distintos, Brasil e Alemanha, com universos opostos: o calor do Ceará em contraponto ao frio de Berlim.

Nas encruzilhadas da vida tudo pode acontecer, ainda mais quando as emoções diversas são temperadas por encontros, fugas, mortes, buscas e reencontros. Naquela praia de ondas revoltas, qual o futuro para um jovem salva-vidas, que cuida da família, nutre um profundo afeto pelo irmão mais jovem, contudo não se sente livre para, sob a brisa do mar, deixar fluir seus desejos e paixões?

Depois de salvar o turista alemão, Konrad, do afogamento, Donato, o cearense, é tocado pela paixão, e ambos seguem juntos para Berlim. Lá, instigado a revisitar suas entranhas, o sensível nordestino decide virar as costas para o seu passado e construir o futuro sem o calor, sem a praia, sem a família, sem nada do que foi, mas com coragem e disposto a viver o que será.

Tudo caminha relativamente bem em solo alemão até que o passado, ou melhor, seu irmão Ayrton, decide procurar o salva-vidas na sua nova cidade. Esse reencontro duro, que provoca um dramático embate corporal entre os dois, conduz o drama para um novo caminho, agora enfrentado a três.

Praia do Futuro, o filme, é maduro e trata do amor e de tantos outros sentimentos, os quais, independente da temperatura ou do sabor das ondas, são aqueles que nos faz movimentar na vida. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço:
Praia do Futuro, Brasil – Alemanha
Duração: 90 minutos
Direção: Karim Aïnouz
Elenco: Wagner Moura (Donato), Clemens Schick (Conrad), e Jesuíta Barbosa (Ayrton)
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
Em exibição nos cinemas

Veja o trailer oficial do filme:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=bax6y0Cvs98[/youtube]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* Leno F. Silva escreve semanalmente para Envolverde. É sócio-diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. É diretor do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, membro-fundador da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, e da Kultafro – rede de empreendedores, artistas e produtores de cultura negra. Foi diretor executivo de sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.