Arquivo

Masdar investe em fazenda eólica marítima

eolicaAbu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 26/9/2014 – A Masdar, companhia de energia renovável dos Emirados Árabes Unidos, anunciou uma associação com a Statoil e a Statkraft, da Noruega, para construir uma fazenda eólica de 402 megawatts (MW) na costa de Norfolk, no leste da Inglaterra.

A Masdar adquiriu 35% das ações do projeto Dudgeon, da Statoil. Assim, esta companhia mantém outros 35% e continua sendo a operadora da iniciativa. Os restantes 30% pertencem à Statkraft.

“Na qualidade de única nação da Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo) que fornece energia de forma tradicional e não renovável aos mercados internacionais, os Emirados estão comprometidos em acelerar o uso da alternativa eólica como forma de equilibrar a contribuição energética na medida em que avançamos para um desenvolvimento sustentável e um futuro com poucas emissões de carbono”, disse Sultan Al Jaber, presidente da Masdar.

O investimento foi anunciado durante a Cúpula do Clima, realizada em Nova York, da qual também participaram Sultan Al Jaber, Helge Lund, diretor-geral da Statoil, Christian Ruynning-Tonnesen, diretor-geral da Statkraft, e Ed Davey, secretário de Energia e Mudança Climática da Grã-Bretanha. Envolverde/IPS