Opinião

Como alimentar o mundo sem matar o planeta é uma questão de US$ 15 bilhões

Por Ruben G. Echeverría,  presidente da Comissão de Intensificação da Agricultura Sustentável (CoSAI) , especial para a IPS – 

WASHINGTON DC (IPS) – Uma população de mais de 9 bilhões de pessoas, temperaturas mais altas, ecossistemas decadentes e desastres naturais cada vez mais graves. É isso que nosso mundo enfrentará até 2050 por causa das mudanças climáticas.

Mesmo antes da adição de cerca de dois bilhões de pessoas, o mundo ainda luta para garantir comida suficiente para todos, com cerca de 700 milhões de pessoas passando fome em todo o mundo hoje.

Uma população cada vez maior exige uma intensificação da agricultura para fornecer maiores quantidades de alimentos, se quisermos evitar o fantasma de uma crise de fome ainda maior.

Em países de baixa renda, onde o investimento em intensificação é mais necessário, menos de 5% da produção agrícola é gasta em inovação, representando $ 50 a $ 70 bilhões. Desse total, apenas 7% do investimento é dedicado especificamente a formas mais sustentáveis ​​de intensificação.

É aí que reside o nosso problema. Sem novas ideias, métodos e inovação, a intensificação significa expandir a agricultura em terras não cultivadas finitas, como as florestas tropicais, e colocar um fardo ainda maior sobre os recursos essenciais como a água.

Essa tensão entre sustentabilidade e produtividade é o dilema no cerne de nossos desafios gêmeos da fome e do clima, os quais exigem uma solução, mas nenhum dos quais pode ser enfrentado sozinho. Resolver esse dilema é a resposta a uma pergunta de US $ 15 bilhões.

Um novo estudo revelou uma lacuna de investimento anual de US $ 15,3 bilhões para financiar a pesquisa e as tecnologias que podem ajudar os agricultores em todo o mundo a produzir mais alimentos sem consumir mais recursos naturais.

Ao aumentar nossos níveis atuais de investimento em pelo menos 25% e canalizá-lo para áreas específicas para obter o máximo impacto, podemos ajudar a aliviar a fome global e a mudança climática de uma só vez.

Mas investir nosso tempo, energia e dinheiro de forma inteligente e eficiente requer a compreensão de quais práticas existentes já funcionam, onde existem lacunas em nosso conhecimento, investimento e pesquisa e a melhor forma de preenchê-las.

Crucialmente, a pesquisa também lançou uma nova luz sobre as áreas onde o investimento pode ter o maior impacto na produtividade, ao mesmo tempo que minimiza a pegada ambiental de alimentos e agricultura.

Por exemplo, ao investir em novas tecnologias que permitem aos agricultores usar a água de forma mais eficiente, é possível aumentar os rendimentos das colheitas e, ao mesmo tempo, reduzir o uso de água na agricultura em 10 por cento até 2030. Esses tipos de tecnologias podem ajudar a aumentar os lucros, reduzir os preços dos alimentos e salvar fazendeiros – e o planeta – água.

Os claros benefícios de melhorar a eficiência do uso da água para a agricultura justificam um investimento adicional de US $ 4,7 bilhões, o que é ainda mais crítico dado que apenas 7% dos investimentos existentes visam a resultados ambientais.

Em segundo lugar, investir em melhores serviços de treinamento e aprendizagem para pequenos produtores nos países em desenvolvimento proporcionaria um acesso mais equitativo aos conhecimentos e apoio agrícolas mais recentes.

Agricultores mais bem informados e eficientes terão então o poder de produzir alimentos mais seguros e nutritivos, potencialmente tirando 140 milhões de pessoas da pobreza e da fome.

Atualmente, cerca de metade dos investimentos do setor privado nos países em desenvolvimento se concentram em insumos agrícolas, como sementes, pesticidas e fertilizantes. Os investimentos públicos complementares em assistência técnica equipariam os agricultores para fornecer alimentos mais saudáveis ​​e verdes para suas comunidades.

Finalmente, o investimento no financiamento de pequenos agricultores atenderá à demanda não atendida entre os agricultores dos países em desenvolvimento por mais capital com o qual adquirir as tecnologias e sistemas para uma intensificação agrícola mais eficiente e sustentável.

Investir em mecanismos financeiros novos e emergentes para a agricultura oferece a proposta única de fornecer linhas críticas de crédito e financiamento para os agricultores, ao mesmo tempo que incentiva práticas mais sustentáveis, por meio de títulos verdes e azuis, ou pagamentos por serviços ecossistêmicos.

Por exemplo, US $ 6,5 bilhões adicionais por ano até 2030 seriam suficientes para subsidiar a adoção de inovações que reduziriam as emissões de gases de efeito estufa para fornecer uma trajetória de mitigação em linha com o Acordo de Paris.

Não há como escapar dos problemas colocados pelo futuro. À medida que a população mundial cresce, também crescem os desafios urgentes da mudança climática e da fome. Mas os investidores não devem se contentar em resolver um problema sem enfrentar o outro e devem olhar para as inovações agrícolas que possibilitem uma ação decisiva em ambas as frentes.

Com investimentos mais inteligentes em novas tecnologias e políticas agrícolas, podemos alimentar o mundo sem prejudicá-lo, abordando nosso clima duplo e os problemas da fome ao mesmo tempo, e proporcionando um mundo mais saudável e verde para as gerações futuras. (IPS/#Envolverde)