Empresas

Instituto Ethos firma parceria com consultoria para estruturação de programa de integridade

Instituto reitera compromisso em efetivar boas práticas

Em 2018, ano no qual completou 20 anos, o Instituto Ethos lançou a campanha Valores que Transformam como forma de exemplificar o conceito que há tempos é uma premissa das ações da organização: ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável. Mais que isso, internalizar e implementar aquilo que fomenta.

Prova disso é a mais nova parceria com a consultoria Além das Palavras para estruturação do Programa de Integridade do Ethos. Uma importante decisão, principalmente na atual conjuntura, na qual o Ethos reitera seu papel em se posicionar e cada vez mais não apenas induzir, mas também efetivar internamente as boas práticas.

“Com essa tomada de decisão sinalizamos que continuamos comprometidos com as boas práticas em integridade e, principalmente, reforçamos junto às empresas que este é o momento de nos acompanharem nesta tomada de decisão e se posicionarem em favor de um formato de atuação pautado pela integridade. Assim como estamos fomentando em iniciativas como o Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência”, avalia Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

A etapa inicial que consiste em entrevistas com os executivos da organização já teve início e em breve os colaboradores do Ethos também serão ouvidos.

Formato do Programa de Integridade do Ethos

Os pilares da implementação do programa de integridade no Instituto Ethos são os mesmos adotados para uma empresa ou entidade de classe, que vai da avaliação de riscos até a formalização de controles internos, passando pela elaboração e revisão do código de conduta e procedimentos de integridade.

O que difere é a forma como esses pilares são operacionalizados, uma vez que cada organização deve criar um programa de integridade que atenda às suas necessidades e aos seus riscos e esteja dentro de seus recursos financeiros e humanos.

Para Fábio Risério, sócio-diretor da Além das Palavras, as empresas possuem um papel central na sociedade podendo gerar prosperidade e desenvolvimento para todos os públicos com os quais se relacionam “por meio de produtos sustentáveis para seus clientes, ambientes sadios para os seus funcionários ou ainda gerando oportunidades de bons negócios para a sua cadeia produtiva, receitas para o Estado e rentabilidade para seus investidores” e, completa: “Mas, essa criação de valor depende, contudo, da qualidade das decisões tomadas pelos seus líderes, inclusive no que tange aos aspectos éticos. Acreditamos que se quisermos avançar como sociedade é imprescindível que as nossas organizações tomem decisões alicerçadas em sólidos princípios éticos, onde o programa de integridade tem o seu valor, mas não pode se limitar a ele. Temos que promover um comportamento ético que precisa ir além do mero cumprimento de normas”, acredita.

Sobre o Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que completou 20 anos em 2018, tem a missão de mobilizar, sensibilizar eajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Inclusive através de ferramentas de gestão com os Indicadores Ethos, que possuem recortes específicos para diferentes áreas, os chamados Guias Temáticos.

A organização trabalha com questões relacionadas à ética e Integridade desde sua fundação, em 1998. O Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, criado em 2006, vem estimulando o setor empresarial a incorporar práticas de integridade em seus planos de negócio. A temática dos Direitos Humanos, da igualdade e inclusão também são abordadas no Grupo de Trabalho de Empresas e Direitos Humanos. Além disso, na agenda de Meio Ambiente, em 2009, o instituto fundou o Fórum Clima, que engaja empresas na busca por soluções frente a mudança do clima. Para saber mais: www.ethos.org.br

(#Envolverde)