A Nestlé Brasil e a Sumitomo Corporation do Brasil, uma das maiores empresas de negócios e investimentos do Japão, assinaram neste sábado (4) um memorando de entendimento durante o Fórum de Negócios Brasil Japão, realizado em São Paulo. O evento, que discutiu iniciativas de cooperação ambiental para o cumprimento do Acordo de Paris, contou com a presença do Vice-Presidente Geraldo Alckmin e do Primeiro-Ministro do Japão Fumio Kishida.
O termo de compromisso entre Nestlé e Sumitomo oficializa a parceria das empresas em um projeto piloto que está em execução desde o final de 2023 e envolve a recuperação de áreas de pastagem degradadas em seis fazendas localizadas em Goiás, que fornecem leite fresco para a Nestlé por meio do Programa Nature por NINHO, maior programa de sustentabilidade para a cadeia do leite no Brasil.
A Sumitomo participa do projeto com atuação em campo para mensuração de carbono, recuperação de áreas degradadas e consultoria em pastagens. “A Nestlé e a Sumitomo compartilham uma missão semelhante para melhoria da questão ambiental tendo o objetivo de fazer a produção animal brasileira cada vez mais sustentável. Por isso essa parceria tem funcionado tão bem, onde trabalhamos para que os benefícios para o meio ambiente, o aumento da produtividade e a rentabilidade do produtor sejam alcançados”, afirma Luciano Sá, vice-diretor do Departamento de AgriFood Innovation da Sumitomo.
“A Nestlé tem o compromisso de reduzir 50% das emissões de CO2 até 2030 e ser uma empresa Net Zero em 2050. Por isso, parcerias como essa com a Sumitomo Corporation do Brasil são tão importantes.”, complementa Gustavo Bastos, Vice-Presidente Jurídico e de Assuntos Públicos da Nestlé Brasil.