Adidas lança programa de logística reversa para incentivar moda esportiva sustentável

Pegada Sustentável 2.0 chega a mais de 40 lojas da marca em todo o Brasil, recolhendo itens que vão de roupas a chuteiras. Além da reciclagem, materiais podem servir para reuso ou geração de energia
São Paulo, 03 de junho 2015 – Na Semana do Meio Ambiente, a adidas lança o Pegada Sustentável 2.0, programa de logística reversa para promover o descarte correto de roupas e calçados esportivos, reduzindo os impactos ambientais. A iniciativa, que estará disponível em 41 lojas-conceito da marca até o final do mês, oferecerá 15% de desconto em compras na adidas por produto recolhido.
O projeto, uma ampliação do programa iniciado em 2012, passa agora a aceitar itens que vão além dos tênis esportivos, recolhendo também camisetas, calças, shorts, e blusas de qualquer marca ou estilo. A partir do descarte, os produtos são transportados pela própria adidas até o Centro de Distribuição, aproveitando a operação de logística existente da marca – sem gerar emissões adicionais. Dali, os produtos seguem para a I:CO, entidade especializada em gestão de ciclo de vida de calçados e roupas e parceira da adidas, responsável pelo processo de triagem. Dependendo do estado em que se encontra, o produto será direcionado para um dos três caminhos: reciclagem, onde a matéria prima é aproveitada para fazer outra peça; reuso, que passa por higienização e retorno ao mercado de roupa usada; ou geração de energia, processo que o descaracteriza e depois transforma em combustível, servindo para alimentar fornos de cimento.
Roupas e calçados esportivos são produtos de alta qualidade, feitos para durar. Por isso, em sua maioria, as peças descartadas ainda têm utilidade e contêm matéria-prima que serve para novos produtos.Há uma série de materiais presentes na moda no dia a dia, como borracha, algodão, poliéster e nylon que podem ser reaproveitados para fins diversos. Têm crescido o número de produtos reciclados via programas de logística reversa, permitindo transformar sobras de tecidos em outros objetos que vão de bichos de pelúcia e panos de prato. “Em sua nova fase, o programa Pegada Sustentável chega fortalecido para posicionar a adidas na área de sustentabilidade de produtos, um dos principais pilares estratégicos da empresa ao redor do mundo”, explica Gudrun Veronika Messias, gerente de Sustentabilidade da adidas para a América Latina. “Acreditamos muito na logística reversa como forma de transformar o usado em novo. Este é o primeiro passo em direção a um ciclo fechado do produto. Agora, queremos incentivar nossos clientes a participarem desse processo, trazendo suas peças sem uso, de qualquer marca, para seguirmos com a construção desse caminho de consumo consciente”, finaliza a executiva.
O Pegada Sustentável 2.0, que contribui com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, une-se a outras iniciativas sustentáveis do Grupo adidas ao redor do mundo. Em abril deste ano, a empresa anunciou uma parceria com a Parley for the Oceans, organização voltada à conscientização, preservação e limpeza dos oceanos, que prevê uma série de ações, como a eliminação gradual do uso de sacolas plásticas em lojas de varejo e a integração de materiais fabricados com resíduos plásticos dos oceanos.
Sobre sustentabilidade para o Grupo adidas
A estratégia de sustentabilidade do Grupo adidas fundamenta-se nas conquistas e aprendizados dos anos anteriores, levando em consideração o cenário social e as futuras tendências globais. Os quatro pilares da estratégia do Grupo adidas são:
Pessoas: influenciamos positivamente as vidas dos nossos colaboradores e operários, assim como dos habitantes das comunidades onde operamos.
Produto: encontramos melhores formas de criar nossos produtos, principalmente através da inovação, do maior uso de mais materiais sustentáveis e da atuação eficiente.
Planeta: reduzimos o impacto ambiental das nossas operações e das fábricas dos nossos fornecedores.
Parceria: estabelecemos iniciativas conjuntas com os principais grupos de interesse e colaboramos com parceiros para melhorar nossa indústria.
Para conhecer o relatório de sustentabilidade da adidas referente a 2014, clique aqui.
Sobre o Grupo adidas
O Grupo adidas é um dos líderes mundiais na indústria de artigos esportivos, oferecendo um amplo portfólio de calçados, vestuário e acessórios esportivos e de estilo de vida através de suas principais marcas: adidas, Reebok, TaylorMade e Reebok-CCM Hockey. Com sede em Herzogenaurach, Alemanha, o Grupo emprega mais de 53.000 colaboradores em todo o mundo e gerou vendas de € 14,5 bilhões em 2014. (#Envolverde)
Você também pode gostar de:
Inspira, nova marca da Dafiti, incentiva mudança na cadeia produtiva com uso de tecidos sustentáveis
Projeto AR Corredores de Vida da Biofílica Ambipar e IPÊ recebe novo investimento do Mercado Livre
Google oferecerá 500 mil bolsas de estudos em cursos de tecnologia para jovens
O novo transportador STADLER PX sobe o nível do sarrafo da pureza na classificação por sensor
Aventuras de ecoturismo latino-americano; lugares para incluir na sua lista de viagem
Compensação de carbono: como calcular sua pegada de carbono durante as viagens
Destinos norte-americanos que se destacam pelos seus espaços verdes per capita
Cidades europeias onde os cidadãos estão mais satisfeitos com as áreas verdes
Comentário
Ja era fã do produto da Adidas, serei cada vez mais. Parabens Adidas p ideia do Programa e produtos de otima qualidade. No aguardo de mais iniciativas como essa.
Ótima idéia! Se todas as empresas investissem em logistica reversa, concerteza diminuiria mto o acúmulo de lixo.
Adore essa ideia queria mais informações do projeto.