Estados da Amazônia preparam carta para a Rio+20

Enquanto diversos países debatem o esboço de um documento sobre desenvolvimento sustentável que deve ser apresentado na Rio+20, os Estados da Amazônia já têm um.

Governadores e técnicos de nove Estados (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO) trabalham há dois meses em uma carta de propostas e compromissos que deve ser apresentada no evento.

A versão preliminar está pronta. Agora cada Estado começa a ouvir representantes da sociedade para incluir propostas ou fazer mudanças.

Todos têm até o dia 15 de maio para entregar as novas versões.

Um site para votação de propostas deve estar no ar ainda nesta semana, segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Nádia Ferreira, uma das idealizadoras da carta.

Chegar a um consenso, diz ela, foi o que demandou mais esforços para chegar às 24 páginas. “Querem nos rotular como iguais, mas não somos”.

Em Mato Grosso, exemplifica Ferreira, o agronegócio é um dos temas de maior destaque. No Amazonas, esse papel cabe à política de incentivo industrial.

Entre os 145 tópicos apresentados no documento, estão a demanda da repartição dos royalties do pré-sal e a implementação de políticas de incentivo para aumentar o consumo de produtos sustentáveis.

A carta também sugere a criação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia Legal até 2013.

“Esperamos que [a união dos Estados em torno de mesmos objetivos] influencie a negociação”.

Por enquanto, a maioria dos pontos está sendo validada pela população no Amazonas, adianta o coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas, João Talocchi. A contribuição da sociedade civil tem vindo em forma de adição de propostas, como educação, em encontros organizados pelo Estado.

Exposição

Representantes dos nove Estados da Amazônia Legal também decidiram fazer uma exposição conjunta na Rio+20.

O estande de 600 m² terá exposição de produtos da região e espaço para que Estados com mais biomas, como o Pantanal, o cerrado e a caatinga, exponham suas particularidades. Também haverá espaço comum para eventos.

* Publicado originalmente no site Prêmio Empreendedor Social/Folha de S.Paulo.