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Toyota inaugura fábrica de motores em Porto Feliz

Steve St. Angelo: "Hoje fazemos histórias no Brasil e na região".
Steve St. Angelo: “Hoje fazemos história no Brasil e na região”.

As novas instalações da marca no País são fruto de investimento da ordem de R$ 580 milhões (18 bilhões de ienes) e empregam cerca de 320 colaboradores.

Por Juliana Guarexick, da Envolverde – 

A Toyota inaugurou, nesta terça-feira (10), sua nova fábrica de motores na cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo (SP). O complexo, construído em um terreno de 872.500 m2, recebeu investimentos da ordem de R$ 580 milhões (18 bilhões de ienes) e tem capacidade anual de 108 mil unidades de propulsores Dual VVT-i 1.3L e 1.5L, de quatro cilindros, flex fuel e gasolina, que equipam o compacto Etios, produzido em Sorocaba, comercializado no mercado brasileiro, e exportado para outros países da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai.

As novas instalações reforçam o compromisso da Toyota em contribuir com a sociedade e com a economia do Brasil e da América Latina e Caribe. Mesmo em tempos de crise, Steve St.Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chaiman da Toyota do Brasil, é otimista: “Tenho muita confiança no futuro do Brasil. Muitos dizem que a economia e o mercado automotivo está em queda. Eu lamento, mas minha confiança está em fatos concretos. Nossa economia vai se recuperar, e  a Toyota será parte dessa recuperação”.

A abertura da solenidade foi feita por um funcionário, que deu partida em um Etios com um motor fabricado no local. Em seguida foram ouvidas autoridades como o governador Geraldo Alckmin, a Diretora do Departamento de Indústrias de Equipamentos de Transporte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Margarete Maria Gandini, e o prefeito de Porto Feliz, Levi Fernandes.

Cerimônia de inauguração da primeira planta de motores da Toyota na América Latina contou com a presença de executivos da marca, além de autoridades do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo e do município de Porto Feliz
Cerimônia de inauguração da primeira planta de motores da Toyota na América Latina contou com a presença de executivos da marca, além de autoridades do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo e do município de Porto Feliz

Também estiveram presentes na cerimônia Koji Kondo, Presidente da Toyota do Brasil; Miguel Fonseca, Vice-presidente da Toyota do Brasil; Luiz Carlos Andrade Junior, Coordenador-Chefe para a Região da América Latina e Caribe e Koei Saga, Senior Managing Officer da Toyota Motor Corporation. A inauguração contou com uma cerimônia de ritual japonês que significa boa sorte e com o plantio de uma árvore.

Inovação tecnológica

A planta de Porto Feliz possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, além de deter elevado grau de automação industrial, congregando máquinas de alta precisão dentro de cada estágio da linha de montagem. Para garantir a qualidade no fim do processo, ela conta com um laboratório avançado para realização dos testes de bancada. Todos estes elementos garantem qualidade superior aos motores produzidos.

A Toyota do Brasil estuda ainda, conforme anunciado em 2012, a produção de motores em Porto Feliz para equiparem o sedã médio Corolla. 

Fundição, usinagem e montagem em um só local

A fábrica de motores em Porto Feliz é uma das primeiras da Toyota a deter todos os três processos industriais dentro de um único local (fundição, usinagem e montagem).

Vista aérea da planta da Toyota em Porto Feliz: complexo ocupa um terreno de 872.500 m2. Fotos: Toyota
Vista aérea da planta da Toyota em Porto Feliz: complexo ocupa um terreno de 872.500 m2. Fotos: Toyota

 

Veja a seguir os principais processos inovadores da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz.

  1. Fundição

Uma grande quantidade de liga de alumínio fundido é necessária durante este processo. Ao implantar modificações na fonte de calor do forno de fusão, responsável pela primeira etapa de fundição, houve redução do tamanho do equipamento e, consequentemente, uma conexão direta com a máquina de fundição, responsável pelo segundo passo do processamento da liga de alumínio.

Originalmente, o processo exigia o transporte do alumínio fundido do forno de fusão até à máquina de fundição, caminho, muitas vezes, traçado por um longo trajeto.

Como resultado, há uma melhora significativa em segurança, eliminando perigos associados ao transporte do material fundido, uma vez que o espaço necessário para a fundição e moldagem é significativamente menor, o que elimina o processo de transporte. Outro benefício está no ganho em produtividade, já que o ajuste ajuda a flexibilizar a quantidade produzida mais rapidamente de acordo com a demanda.

  1. Núcleos de areia inorgânicos

Os núcleos são dispositivos colocados em moldes de fundição para criar cavidades internas do componente fundido no final do processo. Neste procedimento, o metal fundido é vertido dentro das cavidades e, após endurecer, os núcleos são quebrados. Os aditivos orgânicos são tradicionalmente utilizados durante o vazamento, devido à necessidade de combinar facilidade de desintegração, força, resistência ao calor e propriedades de moldagem.

No entanto, ao utilizar núcleos com aditivos orgânicos, uma alta taxa de partículas e odores nocivos é emitida por conta do processo de combustão. Este, por sua vez, requer a utilização de coletores de poeira e desodorizantes para remoção de tais subprodutos. A Toyota desenvolveu uma melhoria que aprimora as propriedades de formação de núcleos, ao usar aditivos de matéria inorgânica.

A redução no volume de partículas significa que o tamanho dos coletores de poeira também puderam ser otimizados. Com isso, ganhos em espaço também auxiliam em redução significativa dos riscos de incêndio, bem como na manutenção e limpeza do ambiente de trabalho.

Paralelamente, a diminuição no odor gerado também elimina a necessidade de desodorizantes, o que reduz ainda mais o espaço designado para a fundição, trazendo ganhos no investimento inicial.

Toyota no Brasil

O início da produção da Toyota do Brasil remonta a 1958, como o estabelecimento da unidade brasileira, a primeira operação da fabricante fora do Japão. Desde então, a Toyota tem cumprido seu objetivo na fabricação de veículos que satisfazem os consumidores, que teve início com os mais de 100.000 unidades do Bandeirante produzidos e vendidos entre 1958 e 2001. Em 1998, a Toyota começou a produção do Corolla, continuando com o plano de crescimento em sintonia com o mercado brasileiro. E, em 2012, inaugurou sua moderna fábrica de Sorocaba, onde produz o compacto Etios, nas carrocerias hatch back e sedã.

A Toyota do Brasil também tem se engajado em diversas iniciativas ambientais enraizadas na comunidade. Exemplos da importância dada pela companhia a essas atividades é o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil ao Projeto de preservação ambiental Costa dos Corais, que, entre outras ações, protege o habitat natural do peixe-boi marinho na região Nordeste. Também vale mencionar a longa parceria da empresa, também englobada por sua Fundação, com o projeto Arara Azul. Entre os projetos locais, merece destaque a construção e manutenção do “Cinturão Verde” em torno de suas plantas, que abrange um total de 245 mil árvores plantadas em Sorocaba e mais de 35 mil em Porto Feliz. (#Envolverde)