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Unilever em prol do empoderamento feminino

Brasil é o segundo mercado da Unilever no mundo com um quadro de liderança equilibrado entre gêneros. 

Por Redação da Envolverde – 

São Paulo, março – A Unilever adotou globalmente uma estratégia de diversidade que está diretamente ligada à visão da companhia de dobrar de tamanho ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. Para isso, a empresa desenvolveu internamente mecanismos que proporcionam um ambiente inclusivo, no qual mulheres e homens possam desenvolver o seu potencial.

“A diversidade está no DNA da companhia e faz parte da estratégia de negócio da empresa. Para nós, o equilíbrio entre os gêneros é prioridade para o crescimento do negócio. Estimulamos a diversidade para nos tornamos mais criativos e inovadores, para reconhecermos nossos talentos e entendermos cada vez melhor nossa base diversa de consumidores”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever no Brasil.

Além das iniciativas internas que estimulam a ascensão das mulheres dentro da organização, a Unilever entende que deve extrapolar as suas fronteiras, fomentando o tema externamente tanto por meio de parcerias institucionais – como o apoio à campanha #HeforShe e a participação na Associação Movimento Mulher 360 -, como por meio de suas marcas, com ações como Programa Ciclo Brilhante e Dove Projeto pela Aautoestima, entre outras. “Entendemos que esse é um tema-chave para toda a sociedade e que podemos contribuir positivamente para fomentá-lo em diferentes esferas”, complementa Fernando.

A estratégia de diversidade da Unilever também reitera o compromisso da companhia com os Global Goals, que tem entre as 17 metas alcançar a igualdade de gênero.

INICIATIVAS INTERNAS 

Para a Unilever, a responsabilidade de desenvolver programas que fomentem a equidade de gêneros cabe à toda liderança executiva. Por isso, a companhia implementou, de 2010 a 2014, o Comitê de Diversidade, liderado por Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil. O comitê teve o papel de desenvolver iniciativas que promovessem a ascensão das mulheres dentro da organização.

“Nestes quatro anos de debates, o Comitê conseguiu resultados muito positivos. Somente ano passado, aumentamos a participação feminina em praticamente todos os níveis hierárquicos e já temos 49,3% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Atualmente, o Brasil é o segundo mercado da Unilever com quadro de liderança equilibrado entre gêneros, atrás apenas da China. Acreditamos que esse é um trabalho contínuo, mas podemos afirmar que a diversidade, em especial a equidade de gêneros, já faz parte da cultura da Unilever e que temos políticas de RH bastante estruturadas para fomentar a presença feminina na empresa”, reforça Fernando.

A flexibilidade no trabalho, parte central do programa de Wellbeing da companhia, também é um conceito importante para fomentar o aumento da presença feminina no ambiente corporativo. A política possibilita ao colaborador organizar a agenda de maneira a equilibrar a vida profissional e pessoal. Home Office, horário flexível de entrada e saída e Friday Free estão entre as iniciativas do programa. Soma-se a isso, a licença maternidade de seis meses e o berçário para crianças entre 0 e 2 anos.

INICIATIVAS INSTITUCIONAIS

 

Campanha #HeForShehttp://www.heforshe.org/unilever

Lançado pela ONU Mulheres em setembro de 2014, o movimento HeForShe é um esforço global para envolver os homens na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir o seu potencial. Grandes líderes empresariais foram convidados a atuar como “Impact Champion” da campanha, assumindo a tarefa de disseminar a igualdade de gêneros dentro e fora do ambiente de trabalho. Na ocasião, Paul Polman, presidente global da Unilever, aderiu à iniciativa. Quando a campanha foi lançada oficialmente no Brasil, em junho de 2015, Eduardo Reis, vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever, assinou o termo de compromisso e de adesão ao programa. Desde então, a companhia trabalha com a ONU Mulheres para promover os direitos das mulheres, igualdade de gênero, oportunidades de trabalho e criar iniciativas concretas em toda a cadeia de valor da empresa.

Associação Movimento Mulher 360 – www.movimentomulher360.com.br

Lançada em outubro de 2015, a Associação Movimento Mulher 360 está alinhada com os sete Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres e tem como objetivo estimular a equidade de gênero nas empresas. A associação, uma evolução do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher – iniciativa liderada pelo Walmart e lançada em 2011 –  é formada por de doze empresas, entre elas a Unilever.A estratégia de criar uma associação empresarial independente e sem fins lucrativos para incentivar o empoderamento feminino e fomentar o desenvolvimento econômico da mulher é inédita no mundo. 

INICIATIVAS  MARCAS 

A Unilever também fomenta o empoderamento feminino por meio das marcas Brilhante, Dove e Seda.

Programa Ciclo Brilhante

Com o objetivo de empoderar mulheres e incentivá-las a abrir ou aperfeiçoar o próprio negócio, a marca Brilhante lançou, em maio de 2015, o Programa Ciclo Brilhante. Respaldado no grande interesse das mulheres em ter o próprio negócio, o Programa foi dividido em três fases: módulo Escola de Você (plataforma online de cursos de empoderamento feminino); Escola Brilhante (plataforma online de cursos sobre empreendedorismo) e Hora de Brilhar (treinamento e acompanhamento de 10 empreendedoras). O programa Ciclo Brilhante já alcançou mais de 50 mil mulheres. Em 2016, a marca reafirma seu compromisso com o empoderamento feminino e visa impactar a vida de mais e mais mulheres, tanto por meio da continuidade do Programa Social Ciclo Brilhante, quanto pela veiculação de sua nova Campanha “É hora de Brilhar” que reforça a proposta da marca.

Dove pela autoestima

A marca Dove foi pioneira em trabalhar a autoestima feminina como posicionamento e é reconhecida por inspirar as mulheres a alcançarem todo seu potencial de beleza e bem-estar. Em 2004, a marca lançou a “Campanha pela Real Beleza”, que convidava mulheres do mundo todo a se sentirem bem consigo mesmas, e desde então, Dove segue fomentando a reflexão sobre os padrões de beleza. Como parte da evolução desse posicionamento, a marca lançou a sua missão social: melhorar a autoestima de milhões adolescentes ao redor do mundo. Os projetos da missão social de Dove acontecem desde 2013 e já impactaram mais de 30 mil pessoas no Brasil. Para mais informações sobre o programa, acesse: http://selfesteem.dove.com.br/

Seda 

Seda, marca líder de mercado em produtos para cabelos, tem como foco de sua comunicação jovens batalhadoras, que enfrentam desafios e dificuldades para alcançar seus objetivos. Por meio de diversas campanhas, a marca incentiva as meninas a batalhar por seus sonhos, tendo o cabelo como um grande instrumento de autoconfiança. A partir do posicionamento “Seu cabelo do seu lado”, Seda dialoga com a geração que busca o que quer e se supera a cada conquista, mostrando para as consumidoras que cada uma delas tem tudo para escrever a própria história, basta acreditar, se empenhar e não desistir nunca.

SOBRE A UNILEVER

A Unilever é uma das líderes mundiais na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica e de cuidados pessoais, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2 bilhões de consumidores por dia que consomem as mais de 400 marcas disponíveis em seu portfólio de produtos. No mundo, a companhia tem 172 mil funcionários e gerou vendas de €53.3 bilhões no ano de 2015.

A companhia tem um propósito simples – tornar a sustentabilidade parte do dia a dia de todos. Por isso, em 2010, anunciou o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP) no qual a empresa tem como visão dobrar o tamanho dos negócios, enquanto reduz sua pegada ambiental aumentando o impacto positivo na sociedade.

A Unilever é a primeira empresa no ranking de seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2015. Encabeçou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2015 pelo quinto ano consecutivo, e em 2015 foi eleita a empresa de bebidas e alimentos mais sustentável no Behind the Brands Scorecard, da Oxfam.

No Brasil há 87 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como AdeS, Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif,Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuouy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.

Como reconhecimento de suas iniciativas, em 2015, a Unilever Brasil foi eleita a melhor empresa do Setor de Bens de Consumo e a melhor empresa em Governança da Sustentabilidade, pelo Guia Exame de Sustentabilidade, a melhor na categoria Responsabilidade Social e Meio Ambiente, pela Melhores da Dinheiro e a melhor na categoria Indústria, pela Época Empresa Verde entre outros prêmios recebidos no decorrer do ano. Como resultado destas iniciativas, a Unilever Brasil foi reconhecida como a empresa Mais Desejada no LinkedIn pelos brasileiros. (#Envolverde)