ODS 14

Com projeto ‘Praia Limpa’, Cia. Marítima já recolheu mais de 1,4 toneladas de lixo das praias brasileiras

Com projeto ‘Praia Limpa’, Cia. Marítima já recolheu mais de 1,4 toneladas de lixo das praias brasileiras

Referência em moda praia, Cia. Marítima tem intensificado seus esforços na conscientização e na atuação a partir de práticas sustentáveis. Visando contribuir positivamente para o meio ambiente, a label desenvolveu o projeto ‘Praia Limpa’, uma iniciativa que tem como foco combater o acúmulo de lixo no mar e nas praias de forma direta e prática, por meio de ações de limpeza realizadas no litoral brasileiro. Desde 2021, a marca, em parceria com ONGs socioambientais, já recolheu mais de 1,4 tonelada de lixo. 

“Cada ação de limpeza representa um pequeno passo em direção a um futuro mais equilibrado. Nosso objetivo é que o projeto Praia Limpa inspire mais marcas e pessoas a cuidarem do nosso litoral e protegerem o meio ambiente. Nos orgulhamos muito de ter esse braço sustentável e pretendemos desenvolvê-lo ainda mais nos próximos anos”, conta Marcella Sant’anna, diretora de estilo e marketing da Cia. Marítima. 

Em 2018, a marca realizou uma ativação pontual em Porto de Galinhas para testar a viabilidade do projeto. Já em 2019 começaram os estudos de parcerias para as próximas ações que só tiveram início em 2021, devido a pandemia de Covid-19.  

Ao longo dos anos, foram realizadas 25 edições, com ações nas praias da Reserva, no Rio de Janeiro (RJ); Morro do Careca, em Ponta Negra (RN); das Emanuelas, em Mossoró (RN); Jijoca de Jericoacoara (CE); e Maçarico, em Salinópolis (PA). O objetivo é impactar não só o ecossistema, mas também promover mudanças socioculturais e econômicas dentro das comunidades do entorno, reforçando a importância das ações e a necessidade para que elas sejam realizadas com maior frequência.  

“Sabemos que os mutirões não são capazes de resolver totalmente o problema do acúmulo de lixo. No entanto, a chamada voluntária incentiva o envolvimento das comunidades locais e pode estimular a criação ou desenvolvimento de cooperativas de reciclagem. Afinal, essa questão é constante e ameaça não só a vida marinha, mas também a saúde humana”, completa Marcella. 

Dentre os principais materiais recolhidos pelos voluntários estão garrafas de vidro, tampinhas, copos e garrafas plásticas, canudos, pedaços de isopor, papéis alumínio e bitucas de cigarro. Entre as organizações parceiras estão o Route Institute, o Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), o ICMBio e o projeto Bodyboard Pará, fundamentais na mobilização do projeto. 

Além de divulgar as ações e parcerias com as ONG’s nas redes sociais, a marca de beachwear também contribui com a doação de camisetas com proteção UV e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e máscaras descartáveis, garantindo segurança e conforto para os voluntários durante as atividades de limpeza. 

Envolverde