ODS11

Magazine Luiza e Caloi lançam bicicleta popular

por Jornal da Bicicleta – 

Uma boa notícia para a mobilidade urbana é a parceria do Magalu com a Caloi. A fabricante de bicicletas da Zona Franca de Manaus produziu em quatro meses um projeto de bicicleta de baixo custo para ser oferecida no e-commerce da rede varejista.

O modelo Essencial vai custar R$ 399,00 e já está a venda no e-commerce da rede varejista. O mercado comenta que a rapidez com que foi desenvolvido leva a crer que o projeto é um aproveitamento das bicicletas Yellow. A Caloi era a responsável pela produção das bikes de aluguel.

Ao menos o quadro e a cestinha são muito semelhantes. A Essencial, no entanto, não vem com para-lamas e os pneus maciços deram lugar a pneus com câmera, mais confortáveis do que o modelo de aluguel. Outra mudança são os freios. Saem os V-brakes e entram os freios a tambor.

As empresas dizem que é uma iniciativa pontual e só 10 mil unidades serão comercializadas. A ideia é atender pessoas de baixa renda, público prioritário da Magalu.

Apesar de ser uma adptação da extinta Yellow, a oferta da Essencial é uma quebra de paradigma, pois em geral as marcas famosas do mercado de bicicletas preferem concentrar-se em produtos de maior valor agregado.

A parceria também tem cunho filantrópico. O lucro de R$ 2 milhões será revertido para o Projeto Florescer, que trabalha para melhorar o acesso à água e ao saneamento básico em comunidades vulneráveis do Brasil. O projeto instala lavatórios nas favelas para que as pessoas possam combater a transmissão da Covid-19 com o hábito de lavar as mãos.