10 finalistas concorrem à premiação para jovens empreendedores
Competição de startups de negócios sustentáveis anunciará vencedor no Sustainable Brands Rio 2016. O Sustainable Brands Rio 2016 recebe mais um ano os 10 finalistas da competição de startups Sustainable Brands Innovation Open (SBIO).
Competição de startups de negócios sustentáveis anunciará vencedor no Sustainable Brands Rio 2016.
O Sustainable Brands Rio 2016 recebe mais um ano os 10 finalistas da competição de startups Sustainable Brands Innovation Open (SBIO). O evento acontece nos próximos dias 21 e 22 de junho e vai reunir pessoas e empresas preocupadas com a aplicação da inovação com sustentabilidade nos negócios. O evento acontece no Armazém da Utopia, no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.
O desafio SBIO permite que os participantes fortaleçam suas habilidades de gestão e liderança. Eles terão que defender seus projetos para uma banca de jurados durante no o evento e o vencedor receberá uma bolsa de estudos da THNK, SchoolofCreativeLeadership, em São Paulo. Uma escola holandesa considerada o “ensino do futuro” que combina os mundos do design, criatividade e inovação e que tem parcerias com grandes consultorias globais como a Deloitte e a McKinsey&Company.
Este é o terceiro ano consecutivo que o Sustainable Brands Rio realiza a competição de startups com foco em impulsionar negócios alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, lançados pela ONU no ano passado. O Innovation Open é realizado em parceria com a ProjectHub, uma rede de empreendedores criativos com foco em desenvolvimento sustentável e inovação social.
Sustainable Brands Rio, com o tema Activating Purpose, propõe criar vínculos com indivíduos, grupos e coletividades que permitam gerar coerência e engajamento para a realização de negócios no presente e no futuro. “É muito positivo ter um espaço de interação entre as startups e as grandes corporações, permitindo o debate sobre como lidar com os desafios da nova economia e do novo mundo”, destaca Álvaro Almeida, co-fundador de Report Sustentabilidade, empresa promotora do evento.
Conheça as 10 startups finalistas do SBIO 2016:
- Ciclo Orgânico
O Ciclo Orgânico é um negócio social, que tem como missão, solucionar um dos maiores desafios ambientais urbanos, a gestão de resíduos. Em suma, visa a construção de uma comunidade de pessoas que vêm o lixo como uma solução ao invés de problema. Através de um clube de assinaturas, Ciclo Orgânico faz a coleta domiciliar dos resíduos orgânicos e os transforma em adubo. Cada associado separa o orgânico e a empresa coleta semanalmente e retorna o adubo ou mudas.
- EletroHerb
O objetivo da empresa é eliminar os agrotóxicos da vida e dos alimentos das pessoas. A EletroHerb faz isso para desenvolver tecnologias que transformam o controle de plantas invasoras de forma barata, eficaz, segura, robusta, responsável e economicamente viável.
- Epitrack – Plataformas de Detecção Digital de Doenças
A estratégia da Epitrack é melhorar as informações produzidas para auxiliar a tomada de decisão e a formulação de políticas com impacto positivo na consolidação dos dados e geração de informação dos sistemas tradicionais de saúde. Com os objetivos de identificar epidemias de Dengue, Zika, Chikungunya e Influenza no Brasil, a partir de crowdsourcing; proporcionar aos governos informações para resposta rápida na identificação de epidemias e modernizar a saúde pública do Brasil com empoderamento social na construção de cenários epidemiológicos.
- FazGame – criar games educacionais
O FazGame – o game para criar games educacionais – é uma ferramenta colaborativa de fácil uso, onde professores e alunos, sem conhecimento de design e programação, criam games educacionais de forma colaborativa. Concebido para propiciar a aprendizagem de conteúdos pedagógicos de forma lúdica, divertida e interativa. A metodologia inovadora do FazGame propicia o engajamento e o consequente aumento da motivação pelo aprendizado, proporcionando como benefícios o aumento da retenção dos jovens nas escolas e a melhoria dos resultados acadêmicos.
- Green Social Bioethanol
A Green desenvolve e instala micro destilarias para produção sustentável do bioetanol Social. A empresa busca contribuir com a transição para a matriz energética limpa e desenvolvimento rural. O modelo autossustentável do bioetanol social já está sendo produzido em três países: Guiana, Uruguai e Nigéria. São cerca de mil litros por dia de bioetanol em cada localidade, garantindo autonomia energética à população local, gerando emprego e renda para mulheres e agricultores, diminuindo a utilização de combustíveis fosseis e preservando o meio ambiente.
- Insecta Shoes
A Insecta Shoes é uma marca de calçados ecológicos e veganos que usa matérias-primas recicladas (garrafas PET, algodão, tecidos, borracha) entre outros materiais recicláveis recolhidos em UTs de reciclagem para fazer sapatos e mochilas. Insecta Shoes visa não só fazer um produto ecológico, mas também disseminar a mensagem de engajamento sustentável.
- Livre – Soluções em mobilidade
Andar sobre calçadas danificadas, terrenos arenosos e gramas, descer e subir guias com facilidade e sentir-se mais ativo e interativo são qualidades não alcançadas pelo uso de cadeiras de rodas manuais ou motorizadas. O kit Livre permite esses movimentos de modo seguro, confortável e divertido. Proporcionar ao público cadeirante uma nova forma de locomoção com liberdade, autonomia e independência e um novo estilo de vida. O kit livre mais que um produto, tem grande oferta de valor, sorrisos e felicidade.
- Piipee
A Piipee resolve o problema de consumo e desperdício de água em vasos sanitários, através de um aditivo biodegradável que elimina em 100% o uso da água ao urinar. Ele é aplicado e acoplado à bacia sanitária ou mictório e reduz em até 75% o custo de consumo, ou seja, custa menos que a água. Atualmente, a empresa vende a solução para médias e grandes empresas que desejam reduzir seus custos e consumo de água de maneira imediata, simples e barata.
- Seedrain
O Seed Rain pretende utilizar drones para realizar o processo de reflorestamento de áreas desmatadas com o auxílio de técnicas de agricultura de precisão. O drone faz uma leitura que identifica as condições do solo, irregularidades do terreno para plantio. Depois, o drone irá lançar sementes no solo, seguindo as coordenadas criadas com o mapeamento, e por fim monitora o desenvolvimento das mudas.
- Raizs
A Raízs é um negócio de impacto social que valoriza a conexão direta entre o consumidor e o pequeno produtor. A empresa disponibiliza produtos orgânicos colhidos à poucas horas, entregues em casa com a foto e nome de quem produziu o alimento. A Raízs se alinha diretamente com pelo menos 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Isso porque além de valorizar o pequeno produtor e desenvolver economicamente a cadeia, o produto orgânico é mais saudável e de produção mais sustentável e responsável com o meio ambiente.
Sobre o Sustainable Brands
Sustainable Brands é uma comunidade global que se propõe a repensar o papel das marcas e sua capacidade de gerar valor, fortalecer tendências e disseminar soluções sustentáveis para a sociedade. Com o propósito de reunir a comunidade de líderes, no Brasil e no mundo, Sustainable Brands, tem como principal ativo o evento que será realizado pelo quarto ano consecutivo no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de junho. SB Rio compõe uma rede global de conferências Sustainable Brands com doze eventos que incluem Bangkok, Barcelona, Boston, Buenos Aires, Istambul, Kuala Lumpur, San Diego, Copenhagen, Cape Town, Tokyo e Sydney. Para saber mais sobre o SB Rio 2016, acesse: http://events.sustainablebrands.com/sb16rio/ .
(#Envolverde)





